Notícias SEAT acaba de divulgar o nome do seu futuro SUV

Novo modelo

SEAT acaba de divulgar o nome do seu futuro SUV

Depois do Ateca e do Arona... o Tarraco. É este o nome do próximo SUV da SEAT, escolhido por quase 150 mil pessoas. A opinião dos clientes foi soberana na decisão.

Tarraco

A iniciativa foi invulgar. Com um terceiro SUV previsto, a espanhola SEAT decidiu perguntar ao público e potencial cliente do modelo, através de um sistema de votações online intituladas #SEATseekingName, qual o nome a dar ao novo modelo.

Depois de um primeiro lote elaborado com a contribuição do público e que resultou num total de 10 340 topónimos espanhóis (o único critério imposto, aliás, pela marca de Barcelona), os nomes propostos foram então submetidos a um rigoroso processo de análise com base em critérios linguísticos e legais, resultando daí nove semi-finalistas. Uma vez debatidos também nos principais mercados onde a SEAT comercializa os seus modelos, acabaram reduzidos a apenas quatro: Alborán, Aranda, Ávila e Tarraco.

Encontrados os finalistas, a SEAT desafiou então e mais uma vez os fãs da marca para que votassem no nome da sua preferência. Com a maior percentagem dos votos das 146 124 pessoas que participaram na votação — 53,52% das escolhas, ou seja, 51 903 votos — a irem para Tarraco.

Tarraco, a capital da Hispânica no Império Romano

Caso aches estranha a palavra, explicamos-te que se trata do nome por que era conhecida, na Antiguidade, a cidade espanhola de Tarragona, erguida junto ao Mediterrâneo, é o assentamento romano mais antigo da Península Ibérica. Foi também a capital de Hispânia, durante o Império Romano.

RELACIONADO: Próximo SUV da SEAT vai receber um destes 9 nomes. Qual preferes?

Futuro SUV é o 14º modelo com nome de localidade espanhola

Quanto a Tarraco, é o primeiro nome da SEAT escolhido por votação popular, mas também o 14.º topónimo espanhol, empregue num modelo da marca. Uma tradição, aliás, iniciada em 1982, com o Ronda. Até hoje seguiram-se mais 12 modelos: Ibiza, Málaga, Marbella, Toledo, Inca, Alhambra, Córdoba, Arosa, Leon, Altea, além dos dois mais recentes, Ateca e Arona.

Sobre o SUV propriamente dito, sabe-se já que se trata de um modelo de grandes dimensões, com capacidade para transportar até 7 ocupantes. O lançamento no mercado está previsto já para o final do presente ano, e prevê-se que o novo modelo já possa ser revelado no próximo Salão de Genebra, já em março.

Sabe esta resposta?
Qual o comprimento da versão mais longa do novo Opel Combo?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Opel Combo Life. Revelado o irmão do Citroën Berlingo
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Opel Combo Life. Revelado o irmão do Citroën Berlingo