Notícias Spectre EV. As primeiras imagens do inédito Rolls-Royce elétrico

Antevisão

Spectre EV. As primeiras imagens do inédito Rolls-Royce elétrico

Com chegada em 2023, o Rolls-Royce Spectre EV será o primeiro 100% elétrico da marca britânica e começa agora um extenso programa de testes.

Rolls-Royce Spectre

Com o objetivo de abandonar os motores de combustão até 2030, a Rolls-Royce “acelera” a sua eletrificação. O primeiro passo desse projeto já foi dado, com a marca britânica a revelar as primeiras imagens de um inédito modelo 100% elétrico ao qual vai chamar Rolls-Royce Spectre EV (e não Silent Shadow como se chegou a pensar).

Contrariando também alguns rumores, a Rolls-Royce confirmou que o seu primeiro modelo elétrico não vai recorrer à plataforma CLAR da BMW (usada pelos BMW i4 e iX), mas sim à Architecture of Luxury, a mesma plataforma modular em alumínio desenvolvida e usada apenas por si, já vista nos Phantom, GhostCullinan.

Segundo o diretor executivo da marca, Torsten Müller-Ötvös, “livre de qualquer estratégia de partilha de plataforma no grupo, a Rolls-Royce pôde criar uma plataforma capaz de acolher um motor elétrico”. No fundo, a Rolls-Royce criou uma plataforma multi-energia que tanto pode acolher o V12 que anima os modelos da marca, como motores elétricos.

A NÃO PERDER: Este camião híbrido de transporte de minério é um Rolls-Royce

Levados ao limite

Apesar de não ter revelado quaisquer detalhes em relação à mecânica do Rolls-Royce Spectre EV, Torsten Müller-Ötvös afirmou: “esta mudança exige que testemos cada aspeto do produto até ao limite antes de o oferecermos aos clientes mais exigentes do mundo, os nossos clientes”.

Para o fazer, Torsten Müller-Ötvös revelou que a marca criou o mais exigente programa de testes da sua história. Quão exigente? Bem, os protótipos vão percorrer 2,5 milhões de quilómetros (ou o equivalente, em média, à utilização durante 400 anos de um Rolls-Royce), sendo enviados para os quatro cantos do mundo.

Rolls-Royce Spectre

Quanto ao design, e apesar da abundante camuflagem, o primeiro protótipo revelado não esconde as semelhanças com o Rolls-Royce Wraith, com Torsten Müller-Ötvös a afirmar que os protótipos que vão começar a rolar no exigente programa de testes serão já muito próximos ao modelo que veremos chegar no quarto trimestre de 2023.

Por fim, o diretor executivo da Rolls-Royce justificou ainda a escolha da designação Spectre, explicando que este se enquadra na “aura etérea” que caracteriza as designações usadas por muitos dos modelos da marca (Ghost, Phantom e Wraith).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Citroën Ami?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Já testámos o Citroën AMI. O derradeiro elétrico para a cidade?