Notícias SLR ainda «vive». McLaren vai transformar 12 SLR à imagem do SLR 722 GT de corrida

Restomod

SLR ainda «vive». McLaren vai transformar 12 SLR à imagem do SLR 722 GT de corrida

A McLaren vai produzir 12 exemplares "restomod" do SLR, designados SLR HDK by MSO, que se inspiram no 722 GT de corrida.

Mercedes-Benz SLR McLaren HDK

Quando foi lançado, no início deste século, o Mercedes-Benz SLR McLaren era um dos carros mais rápidos do mundo e, naturalmente, um dos mais desejados.

Animado por um 5.4 V8 com compressor que produzia 626 cv e 780 Nm, o SLR McLaren viu serem produzidos 2137 exemplares, incluindo as 300 unidades do 722 Edition — uma homenagem a Sir Stirling Moss —, e que elevavam a potência do V8 para os 650 cv.

Desse Mercedes-Benz SLR McLaren 722 Edition, da qual nem Michael Jordan conseguiu ficar indiferente, nasceu um modelo exclusivo para circuito, o 722 GT, que tinha um habitáculo despido de tudo o que era supérfluo e estava inteiramente focado na velocidade e nas performances.

A NÃO PERDER: RENNtech deixou o Mercedes-AMG GT Black Series com mais de 1000 cv
Mercedes-Benz SLR McLaren 722 GT
Mercedes-Benz SLR McLaren 722 GT

Inicialmente estavam planeadas a construção de 21 exemplares, mas estima-se que apenas 13 acabaram por ser concluídos, pelo que nem todos os colecionadores conseguiram “deitar as mãos” a um. Mas isso pode mudar, pelo menos para alguns.

É que a McLaren, através da sua divisão McLaren Special Operations (MSO), oferece aos proprietários do SLR a possibilidade de fazer um restomod de maneira a ficarem com a imagem do 722 GT, mas com um interior dito «normal». E mais importante do que isso, este restomod está homologado para andar na estrada.

McLaren SLR HDK by MSO
Esta é uma das configurações possíveis para o SLR HDK by MSO.

Quanto vai custar?

Denominado SLR HDK by MSO, esta criação especial estará limitada a apenas 12 unidades e tem um preço base de 350 000 dólares (cerca de 343 650 euros), mais o carro dador.

A primeira vez que vimos este novo SLR HDK by MSO foi em junho, no Bicester Heritage Centre, no Reino Unido, quando um exemplar azul — com apontamentos em branco e em fibra de carbono exposta — e identificado com o número 14 nas laterais se deixou «apanhar».

Não sabemos se este foi o primeiro dos 12 SLR HDK by MSO a ser produzido, mas foi definitivamente o primeiro a exibir-se perante o público.

LEIAM TAMBÉM: Agora é oficial. Mercedes-Benz 300 SLR é o carro mais caro de sempre

Agora foi a vez de Manny Khoshbin, que é provavelmente o maior colecionador de Mercedes-Benz SLR do planeta, dar a conhecer aos seus seguidores — através de um vídeo publicado no seu canal de YouTube — que é um dos 12 compradores deste projeto especial da McLaren.

O que mudou?

E com este anúncio ficámos a conhecer mais alguns detalhes deste restomod que, de acordo com Khoshbin, conta com uma suspensão recalibrada, uma nova direção e um novo sistema de escape, para dar uma voz mais rouca e poderosa ao já de si gloriosamente barulhento motor V8.

McLaren SLR HDK by MSO2
Os 12 compradores do SLR HDK by MSO terão recebido em casa uma pequena miniatura com o perfil do modelo especial.

Khoshbin, que diz no vídeo ter já enviado o o carro dador — um SLR cinza que estava na sua coleção — para a McLaren e que mostra que já está na parte de decidir os acabamentos da sua unidade, revelou ainda que, apesar de o exterior ser «colado» ao do 722 GT (algo que se percebe pelos para-choques mais proeminentes, pelas saias laterais maiores, pelo enorme difusor traseiro, pelas jantes e pela imponente asa traseira) o habitáculo continuará a ser tão civilizado como o de um 722 S, ainda que com acabamentos melhorados.

A NÃO PERDER: Lexus LFA ou Mercedes-Benz SLR McLaren 722 S. Qual o mais rápido?

Não faltam por isso motivos de interesse em torno deste SLR HDK by MSO, ainda que seja, para já, um projeto que a McLaren mantém no «segredo dos deuses», sem divulgar grandes detalhes oficiais.

McLaren SLR HDK
Na dianteira é visível um para-choques mais proeminente e com uma estética mais desportiva.

Mas uma coisa é certa, quando Manny Khoshbin receber a sua unidade vai certamente publicar um vídeo onde poderemos ver ao detalhe este SLR HDK by MSO, que passa diretamente a ser um dos restomod mais impressionantes dos últimos anos.

Sabe esta resposta?
Quantos lugares tem o McLaren F1?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porque é que o McLaren F1 tinha posição central de condução?