Notícias Como seria um novo Renault 5 Turbo? Ou um 5 Alpine e um 5 Cabrio?

Design

Como seria um novo Renault 5 Turbo? Ou um 5 Alpine e um 5 Cabrio?

O regresso do Renault 5 tem dado origem a diversos exercícios de "como seria um" como estes três, todos da autoria do conhecido X-Tomi Design.

Renault 5 Turbo
© X-Tomi Design

Antecipado pelo 5 Prototype, o novo Renault 5 tem dado muito que falar e tem criado bastantes expectativas. Posto isto, não admira que haja tantos exercícios de estilo baseados no pequeno francês a surgirem pela mão de entusiastas e designers.

Reunimos três deles, da autoria do nosso bem conhecido X-Tomi Design. O primeiro, o Renault 5 Turbo é uma evocação clara ao passado competitivo do modelo — o extravagante 5 Turbo que competiu em tantos ralis, ainda hoje preenche o imaginário de muitos.

Porém, se fará sentido ou não “colar” a designação Turbo ou não a uma potencial versão de alta performance deste modelo que sabemos que será exclusivamente elétrico deixamos ao vosso critério — se a Porsche se consegue safar com isso com o Taycan, porque não a Renault?

Esteticamente a inspiração no icónico e original Renault 5 Turbo é evidente. Desta forma este novo “5 Turbo” conta com com uma nova grelha dianteira, um novo para-choques e, claro está, os obrigatórios alargamentos das cavas das rodas dianteiras e traseiras.

Renault 5 Alpine, o mais plausível?

Ainda com a performance como foco, o 5 Alpine é destas três criações a que tem mais probabilidade de se tornar realidade.

Renault 5 Alpine
Um Renault 5 Alpine? Não seria a primeira vez que a Renault o faria, se bem que desta vez o mais provável fosse perder o nome “Renault”. © X-Tomi Design

Afinal de contas não só a Alpine planeia ter modelos elétricos como vai assumir o lugar ocupado até agora pela Renault Sport. Tendo isto em conta, não seria estranho se viesse a existir um Renault 5 Alpine ou mesmo um mais simplesmente chamado Alpine 5.

Renault 5 Cabrio
© X-Tomi Design
A NÃO PERDER: Depois do Renault 5, vem o Renault 4

Por fim, o terceiro “modelo” imaginado pelo X-Tomi Design é também o que menos ligação tem com o passado do Renault 5 e o menos provável de acontecer. É verdade que houve alguns 5 Cabrio, contudo não fizeram parte do catálogo oficial da marca.

Face ao 5 Protoype perde o tejadilho (óbvio) e as portas traseiras, mas a verdade é que o resultado final é convincente, com a porta da bagageira a ganhar um pequeno spoiler que lhe confere um visual mais desportivo.

Três propostas para complementar o novo Renault 5 que chegará em 2023. Haveria algum destes que se deveria tornar realidade?

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Renault Captur E-TECH?