Notícias Portugal bate recorde absoluto de produção automóvel… e o ano ainda não acabou

Indústria

Portugal bate recorde absoluto de produção automóvel… e o ano ainda não acabou

O ano ainda não acabou, no entanto a ACAP já confirmou que o recorde de produção automóvel nacional foi batido. Só em novembro o crescimento foi de 23%.

Volkswagen T-Roc

Podemos não ter uma marca nacional como no passado, no entanto, nunca produzimos tantos automóveis por cá como este ano, e a prová-lo estão os números hoje revelados pela ACAP.

Depois de em 2018 a indústria automóvel nacional ter alcançado um recorde absoluto, produzindo um total 294 366 veículos automóveis, este ano esse número foi ultrapassado, e em apenas 11 meses!

Pois é, segundo a ACAP, entre janeiro e novembro de 2019 foram produzidos em Portugal 321 622 veículos, um valor 17,8% superior ao alcançado no mesmo período do ano passado e superior ao alcançado ao longo de todo o ano de 2018.

VÊ TAMBÉM: Agora já podes “comprar” partes do Nürburgring… no Monopoly
Volkswagen T-Roc
O Volkswagen T-Roc é o mais recente modelo produzido na fábrica da AutoEuropa em Palmela.

Exportações são o “motor” da produção

Como que a comprovar os bons resultados alcançados este ano, no mês de novembro a produção automóvel nacional cresceu 23% face ao mês homólogo em 2018.

Os números agora revelados pela ACAP vieram ainda comprovar a importância das exportações para a produção automóvel nacional. No total, 97,2% dos veículos produzidos em Portugal têm como destino a exportação.

VÊ TAMBÉM: Foi há 40 anos que o ABS chegou a um automóvel de produção
Opel Combo
Produzido em Magualde em conjunto com os “primos” Peugeot Partner e Citroën Berlingo, o Opel Combo é outros dos modelos que ajudou a alcançar mais um recorde de produção.

Como seria de esperar, os mercados europeus são aqueles para os quais a indústria automóvel mais exporta (representam 97,5% das exportações).

VÊ TAMBÉM: Testámos o Toyota Corolla 1.8 Hybrid Exclusive. Serão os híbridos a melhor opção?
Toyota Land Cruiser 70
Pode já não se vender por cá, mas esta versão do Land Cruiser continua a ser produzida em Portugal.

No ranking dos países europeus para os quais a indústria automóvel nacional mais exporta surgem a Alemanha (23,5%); a França (15,4%); a Itália (13,2%) e a Espanha (11%).

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkswagen T-Roc?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O Volkswagen T-Roc R já tem preços para Portugal
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O Volkswagen T-Roc R já tem preços para Portugal