Notícias Próximos Volvo serão identificados com nomes em vez de números

Antevisão

Próximos Volvo serão identificados com nomes em vez de números

O primeiro modelo a exibir este novo conceito de denominação de marca será o sucessor do Volvo XC90, que será apresentado em 2022.

Volvo Recharge

Depois de anunciar que até 2030 a sua gama seria constituída por modelos 100% elétricos, a Volvo prepara-se para operar outra grande revolução na gama: a nomenclatura dos modelos.

De acordo com a Autocar, a marca sueca prepara-se para mudar por completo a designação dos seus modelos, passando a usar nomes “mais emocionais” em vez de números, a começar já no sucessor do XC90, que será revelado no próximo ano.

A primeira pista acerca desta mudança foi dada durante a apresentação do Volvo Concept Recharge, com Håkan Samuelsson, Diretor Executivo da Volvo Cars, a revelar que a fabricante sueca ia “divergir da nomenclatura de longa data XC para SUVs e dar ao novo carro um nome, como uma criança”.

A NÃO PERDER: Volvo XC40 Recharge P8. O que vale o primeiro Volvo 100% elétrico?
Håkan Samuelsson
Håkan Samuelsson, Diretor Executivo da Volvo Cars

Agora, em declarações à referida publicação britânica, Samuelsson confirma que esta alteração vai chegar a todos os modelos Volvo do futuro.

“Se olharem para os carros atuais, todos eles têm nomes muito pensados: XC, T8, All-Wheel-Drive — a secção traseira de muitos carros é só especificações”, começou por explicar o “patrão” da marca sueca.

LEIAM TAMBÉM: Volvo XC60 renovado já chegou a Portugal

Estamos a falar de uma nova arquitetura, uma nova geração de elétricos. É bom e claro assinalar que este é um novo começo e é por isso que não teremos números e letras, um nome de engenharia. Vamos dar-lhes um nome como damos a uma criança recém-nascida.

Håkan Samuelsson, Diretor Executivo da Volvo Cars

O sucessor do XC90 será, então, o primeiro modelo da Volvo a exibir este novo conceito de denominação da marca, ainda que Samuelsson garanta que o nome ainda não está definido: “temos uma discussão muito interessante e criativa a acontecer”.

Volvo Recharge
O Volvo Concept Recharge antecipa o futuro 100% elétrico da marca sueca.

Nomenclatura atual foi assumida em 1995

Com algumas exceções, a Volvo usou sempre nomenclaturas numéricas ou alfanuméricas ao longo da sua história e adotou o sistema atual em 1995, altura em que passou a usar o “S” para berlinas, “V” para carrinhas, “C” para hatchbacks e coupés e XC para SUV, seguidos de números.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Volvo P1800?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo P1800. O coupé sueco mais especial de sempre está de parabéns