Notícias Jogger Hybrid 140. Já sabemos quanto custa o primeiro Dacia híbrido

Lançamento

Jogger Hybrid 140. Já sabemos quanto custa o primeiro Dacia híbrido

O Dacia Jogger Hybrid 140 chega a Portugal em março de 2023, mas já sabemos quanto vai custar o primeiro híbrido da marca romena.

Dacia Jogger Hybrid 140 vista dianteira 3/4

Revelado no Salão de Paris 2022, o Dacia Jogger Hybrid 140, o primeiro híbrido de sempre na história da marca romena, está mais perto de chegar ao mercado nacional.

À primeira vista o Jogger Hybrid 140 parece ser praticamente idêntico aos seus «irmãos» somente a combustão. Contudo, há algumas diferenças.

Se por fora apenas o autocolante a identificar esta versão parece ser o único elemento diferenciador, por dentro temos um inédito e e exclusivo ecrã digital de 7” a fazer a vez do painel de instrumentos. Este é personalizável e permite consultar várias informações relativas ao sistema híbrido, como saber o nível de carga da bateria ou ver o fluxo de energia enquanto conduzimos.

A NÃO PERDER: Manifesto. O laboratório rolante da Dacia que só tem um farol

Os números do Jogger Hybrid 140

A cadeia cinemática do Dacia Jogger Hybrid 140 é em tudo idêntica à do Renault Clio E-Tech Full Hybrid, um modelo que já passou pela garagem da Razão Automóvel. Ou seja, não é um híbrido plug-in (de ligar à tomada), mas sim um híbrido convencional, também designado de full hybrid.

Assim, na base do Jogger Hybrid 140 encontramos um quatro cilindros naturalmente aspirado com 1,6 l e 90 cv que surge associado a dois motores elétricos: um com 50 cv e um motor/gerador de alta tensão.

Tudo isto resulta num máximo de 140 cv de potência máxima combinada e a transmissão está a cargo de uma caixa de velocidades elétrica automática, idêntica à caixa multimodo do Clio E-Tech.

Esta combina uma caixa manual de quatro velocidades sem embraiagem — relações são engrenadas por atuadores elétricos, sem intervenção do condutor —, com mais duas relações acopladas ao motor elétrico.

É a combinação destas duas relações elétricas e quatro térmicas que permite ao sistema híbrido funcionar como um elétrico puro, como um híbrido paralelo, híbrido em série, fazer a regeneração, regeneração assistida pelo motor a gasolina ou andar apenas com o motor a gasolina. Existe ainda um “modo B” que aumenta a regeneração.

Por falar em travagem regenerativa, esta é usada para recarregar a bateria de 1,2 kWh de capacidade que a Dacia «arrumou» no compartimento do pneu sobresselente, o mesmo local onde está o depósito de GPL das versões ECO-G (bifuel). Ou seja, o espaço para passageiros e bagagem permaneceu inalterado.

Dacia Jogger Hybrid 140 consola central comando da caixa de velocidades
O travão de estacionamento elétrico é oferecido de série. Já a caixa de velocidades é a mesma que já conhecemos, por exemplo, do Renault Clio híbrido.

Segundo a Dacia, o resultado disto tudo permite que o Jogger Hybrid 140 possa circular em modo elétrico em até 80% das viagens urbanas, com poupanças de até 40% em combustível.

Com uma autonomia de mais de 900 km (ciclo WLTP), o Dacia Jogger Hybrid 140 apresenta-se no mercado com uma garantia da bateria de oito anos ou 160 mil quilómetros.

Descubra o seu próximo automóvel:

Quanto vai custar?

Com chegada ao mercado nacional prevista para 2023 e abertura das encomendas planeada já para janeiro, o Jogger Hybrid 140 vai estar disponível apenas numa versão: a SL Extreme com sete lugares, ou seja, a versão mais equipada de todas.

Quanto ao preço, os 28 800 euros pedidos pela Dacia farão do Jogger Hybrid 140 o Dacia mais caro de sempre. Por outro lado, será o familiar híbrido mais acessível do mercado, ou não fosse um produto da marca romena.

Sabe esta resposta?
Em que modelo da Renault se baseava o primeiro modelo da Dacia?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Sabem quantos Dacia foram produzidos desde 1968?