Notícias Gasolina e gasóleo sobem pela terceira semana consecutiva

Preço dos Combustíveis

Gasolina e gasóleo sobem pela terceira semana consecutiva

Previsões do final da semana confirmadas: o preço tanto da gasolina como do gasóleo voltou a subir no início desta semana.

Atestar o veículo

É a terceira semana consecutiva em que o preço dos combustíveis está a subir, algo que podemos constatar quando consultamos as principais gasolineiras de Portugal, com subidas entre os 3,5 e 4,5 cêntimos por litro para a gasolina simples e uns mais expressivos seis a sete cêntimos para o gasóleo.

A Galp aumentou o preço da gasolina simples em 4,5 cêntimos por litro, o da gasolina 98 em quatro cêntimos, enquanto o gasóleo «disparou» sete cêntimos.

Já na BP a gasolina simples subiu 3,5 cêntimos por litro, mas o gasóleo simples também deu um salto de sete cêntimos. Por fim, na Repsol, a gasolina simples subiu 4,5 cêntimos, enquanto o gasóleo disparou seis cêntimos.

As previsões do final da semana passada apontavam para um aumento do preço médio dos combustíveis em cinco cêntimos por litro para a gasolina simples e 6,5 cêntimos para o gasóleo simples, agora corroboradas pelos preços praticados nestas gasolineiras no início desta semana (17-23 de outubro).

Tendo em conta essa previsão, significa que o preço médio dos combustíveis deverá fixar-se esta semana, de acordo com os números da Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) — inclui os descontos praticados nos postos de abastecimento como cartões frota e outros —, Isto nos 1,90 €/l para a gasolina simples e nos 1,96 €/l para o gasóleo simples.

Como tem sido habitual continuam em vigor as medidas de redução fiscal que ajudam a mitigar a subida do preço dos combustíveis. Isto apesar de o Governo ter decidido «cortar», neste mês de outubro, o desconto no ISP neste combustível.

Corte que praticamente coincidiu com a redução da produção de crude em dois milhões de barris por dia por parte da OPEP+, fazendo com que o preço do petróleo voltasse a subir, agravando ainda mais o preço dos combustíveis em Portugal.

Dito isto, as medidas traduzem-se numa redução da carga fiscal de 26,2 cêntimos por litro de gasolina e de 28,3 cêntimos por litro de gasóleo.

Fonte: Mais Gasolina, Eco