Notícias Veículos anteriores a 1970 vão deixar de ter isenção de ISV

Fiscalidade

Veículos anteriores a 1970 vão deixar de ter isenção de ISV

O Executivo vai ainda eliminar a taxa reduzida de ISV aplicável às autocaravanas. Medidas entram em vigor no dia 1 de janeiro de 2023.

opel kadett

Os veículos fabricados antes de 1970 vão passar a ser tributados de acordo com a taxa normal de Imposto Sobre Veículos (ISV), com o Governo a anunciar que vai revogar a taxa intermédia que estava em vigor.

O Executivo vai ainda eliminar a taxa reduzida de ISV aplicável às autocaravanas, que na legislação atual beneficiam de uma taxa reduzida correspondente a 30% deste imposto.

Estas duas medidas entram em vigor já a partir do dia 1 de janeiro de 2023.

A NÃO PERDER: Governo «corta» no desconto extraordinário do ISP na gasolina
autocaravana
O Executivo vai ainda eliminar a taxa reduzida de ISV aplicável às autocaravanas.

Na proposta de alteração de vários benefícios fiscais que deu entrada esta terça-feira no Parlamento (depois de já ter sido aprovada em Conselho de Ministros) o Governo explica a decisão:

O intuito de revogar expressamente os benefícios fiscais que, em face das suas características intrínsecas e efeitos práticos objetivos, se entendeu não merecerem pertinência bastante, no atual contexto socioeconómico, para beneficiarem de um tratamento fiscal especialmente favorável face ao regime-regra de tributação.

A lista dos benefícios fiscais a revogar é extensa, mas os dois que dizem mais respeito ao setor automóvel são a eliminação da taxa intermédia de ISV aplicável aos veículos fabricados antes de 1970, que passam a ser taxados com a taxa normal, e a eliminação da taxa reduzida de ISV aplicável às autocaravanas.

De acordo com o documento, o objetivo passa por eliminar “benefícios fiscais prejudiciais ao ambiente” e assim ir ao encontro da prioridade do Executivo de “desincentivar atividades poluentes e que colocam em causa a sustentabilidade ambiental e climática, em linha com uma política de fiscalidade verde”.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a segunda geração do Opel Corsa?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Corsa Eco 3. O «rei dos consumos» que a Opel não produziu