Notícias Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir mas gasóleo desce

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Gasolina volta a subir mas gasóleo desce

A próxima semana vai trazer um novo ajuste do preço dos combustíveis, sendo que este privilegia o gasóleo, mas não a gasolina.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Segundo as informações que nos são disponibilizadas por fontes ligadas ao setor dos combustíveis, as previsões relacionadas com o preço dos combustíveis para a próxima semana não são significativas.

Depois do aumento considerável do preço do gasóleo no início desta semana, tudo indica que este terá uma descida de apenas dois cêntimos no início da próxima semana. Quanto à gasolina, os aumentos vão continuar e tal como aconteceu esta semana, vai ser somado mais um cêntimo a cada litro abastecido.

Ou seja, se tivermos em conta os valores da DGEG de ontem, dia 21 de setembro, podemos calcular um preço médio indicativo de 1,869 €/l para a gasolina e de 1,795 €/l para o gasóleo. Mas as certezas finais chegam apenas na próxima segunda-feira, dia 25 de setembro.

Como é habitual, os valores usados como base de cálculo são os disponibilizados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), que já incluem os descontos das gasolineiras e as medidas do governo atualmente em vigor. No entanto, não são os que vamos encontrar nos postos de abastecimento, justamente por se tratarem de valores médios e apenas indicativos.

Além disso, nunca será demais lembrar que as marcas revendedoras de combustível em Portugal são livres de praticar o preço que consideram ser o mais correto. Sendo que este ainda poderá variar consoante o local onde cada posto de abastecimento se encontra.

Medidas do governo vão mudar?

Os constantes aumentos do preço dos combustíveis estão a pesar cada vez mais na carteira dos portugueses e, por isso, a tornarem-se cada vez mais mediáticos. Esta semana, a Associação dos Utentes da Ponte 25 de Abril organizou um «buzinão», com o objetivo de contestar o aumento do preço dos combustíveis, que já se encontra no valor mais elevado deste ano.

abastecimento de combustível
© Wassim Chouak / Unsplash

No final da próxima semana estaremos também no final de mais um mês, pelo que será aguardado um novo ajuste nas medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis. Durante o mês de setembro, estas não tiveram qualquer alteração. No entanto, o Governo afirma que está a «monitorizar» esta situação, pelo que se aguardam ajustes a estas medidas no início de outubro.

Durante o mês de setembro, as medidas fiscais do Governo relacionadas com o preço dos combustíveis foram divulgadas em comunicado e referiam o seguinte: “face à evolução do preço dos combustíveis durante o mês de agosto, o Governo mantém inalterada a suspensão parcial da atualização da taxa de adicionamento sobre as emissões de CO2 (taxa de carbono), pelo que – tendo em conta todas as medidas em vigor – a redução dos impostos aplicáveis mantém-se nos 23 cêntimos por litro de gasóleo e nos 25 cêntimos por litro de gasolina.”