Notícias Corrida aos postos de combustível? Preços ao nível de 2021

Combustíveis

Corrida aos postos de combustível? Preços ao nível de 2021

O preço médio dos combustíveis, tanto o gasóleo como a gasolina, caiu para valores que não se viam desde o mês de maio… de 2021.

posto combustivel
© Pedro Alves / Razão Automóvel

As previsões no final da semana passada apontavam para uma descida no preço médio dos combustíveis em cinco cêntimos por litro para o gasóleo simples e seis cêntimos para a gasolina simples 95.

Uma descida de valores que se confirma no início desta semana — segunda-feira, 8 de maio —, com o preço médio do gasóleo simples a fixar-se nos 1,398 €/l e o da gasolina simples 95 nos 1,598 €/l.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Estes valores são calculados tendo em conta os de referência indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira, 5 de maio, que já incluem os descontos oferecidos pelas gasolineiras.

Podemos constatar essas descidas nas principais gasolineiras. A Galp desceu o preço do gasóleo 4,9 cêntimos por litro e o da gasolina 5,5 cêntimos. Já a BP desceu tanto o gasóleo como a gasolina 5,5 cêntimos por litro e a Repsol desceu ambos em cinco cêntimos.

Gasóleo e gasolina ao preço de 2021

Temos de recuar até maio de 2021 para encontrar preços tão baixos como os que estamos a ver no início desta semana. Não nos podemos esquecer, contudo, que há uma diferença grande entre os valores de 2023 e os de 2021, apesar de serem idênticos.

A carga fiscal sobre o preço dos combustíveis é hoje mais baixa do que a de 2021, por força das medidas extraordinárias de redução fiscal (em vigor desde março do ano passado).

Graças a estas medidas, há um «desconto fiscal» de 30 cêntimos por litro no gasóleo e 31,6 cêntimos na gasolina. O que mostra o quanto o preço dos combustíveis ainda está, efetivamente, elevado.

Fonte: Mais Gasolina, RTP