Notícias Repsol está a testar em Portugal uso de combustíveis 100% renováveis

Combustíveis renováveis

Repsol está a testar em Portugal uso de combustíveis 100% renováveis

A empresa de energia espanhola já tem em curso um projeto piloto em Alcochete, que inclui o abastecimento de combustíveis 100% renováveis.

Combustíveis renováveis - bidão
© Repsol

A redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono) não tem de estar restringida apenas e só à eletrificação. Há ainda muito que pode ser feito com os combustíveis para os motores de combustão.

Além dos muito badalados combustíveis sintéticos, temos outro tipo de combustíveis 100% renováveis, feitos a partir de resíduos orgânicos ou óleos alimentares usados.

É precisamente essa a aposta da Repsol, que já tem três estações de serviço em teste na Península Ibérica (Madrid, Barcelona e Alcochete) com este tipo de combustíveis.

Combustíveis renováveis Repsol - abastecimento
© Repsol

O objetivo, no entanto, é o de ter até ao final do ano 60 estações de serviço a fornecerem combustíveis 100% renováveis nas principais vias de transportes da Península Ibérica — 50 em Espanha e 10 em Portugal.

Teste piloto em Alcochete

O teste piloto da Repsol na estação de serviço de Alcochete está a ser efetuado com gasóleo 100% renovável.

O teste vai ser realizado em colaboração com frotas de empresas e operadores logísticos e vai envolver 53 viaturas, com o objetivo de avaliar o desempenho da sua utilização e a capacidade de reduzir emissões.

Segundo a empresa espanhola, durante os três meses que durará este primeiro teste, serão usados mais de 400 mil litros de gasóleo renovável do tipo HVO (óleo vegetal tratado com hidrogénio). O que se traduzirá numa redução de emissões líquidas de CO2 de até 90%.

Por outras palavras, este valor significa que está prevista uma redução de 1100 toneladas de emissões de CO2. E isto, segundo a Repsol, “equivale a cerca de 27 viagens de avião de Lisboa a Nova Iorque”.

O que são os combustíveis renováveis?

Neste caso podem também ser conhecidos como biocombustíveis e são uma solução com zero emissões líquidas, produzida a partir de matérias-primas renováveis. Ou seja, é feito a partir de resíduos orgânicos provenientes de setores como o agropecuário ou florestal, mas também usa óleos alimentares usados.

Neste grupo dos combustíveis renováveis, são também incluídos os combustíveis sintéticos, mas estes resultam da combinação de CO2 capturado com hidrogénio verde (obtido de fontes de energia renovável).

Entre as principais vantagens está a possibilidade de poder usar combustíveis renováveis diretamente nos veículos atuais já em circulação, sem a necessidade de qualquer modificação nos motores. Além disso, não requer uma nova infraestrutura de abastecimento, podendo usar a já existente usada pelos combustíveis fósseis.

Em conjunto com a eletrificação e o hidrogénio, a produção de combustíveis renováveis é uma das maiores apostas da Repsol.

Além disso, é também um dos principais pilares na sua estratégia de se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050. Tal como referido em comunicado, a Repsol terá “uma capacidade de produção de 1,3 milhões de toneladas de combustíveis renováveis em 2025 e mais de dois milhões de toneladas em 2030”.

Sabe esta resposta?
Qual destes construtores também chegou a produzir o Honda Civic?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Isto não é um Honda Civic. É um Ballade produzido pela Mercedes-Benz