Notícias Semana começa com subida no preço do gasóleo e da gasolina

Combustíveis

Semana começa com subida no preço do gasóleo e da gasolina

As previsões confirmam-se. Preço dos combustíveis subiu esta semana, com o gasóleo a subir mais que a gasolina.

Pessoa a pegar na pistola do posto de Combustível

Esta segunda-feira, 8 de abril, começou com um aumento do preço de ambos os combustíveis — mais no gasóleo do que na gasolina —, confirmando as previsões do final da semana passada.

Porém, a subida para o gasóleo foi mais suave que o previsto, com o preço médio do gasóleo a subir 0,019 cêntimos por litro — ao invés dos 3,5 cêntimos previstos —, enquanto o da gasolina aumentou 0,007 cêntimos.

Assim, o preço médio do gasóleo simples está agora nos 1,636 /l, enquanto o da gasolina simples 95 passou para 1,807 €/l. O preço médio do GPL manteve-se estável nos 0,85 €/l.

detalhe de pessoa a abastecer com combustível veículo

Como é habitual, a base de cálculo para estes valores são os indicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), neste caso, os de sexta-feira, dia 5 de abril. Estes preços já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

Nunca será demais lembrar, no entanto, que este não é o preço dos combustíveis que vai encontrar nos postos de abastecimento. Estes são apenas preços médios e indicativos.

Olhando mais em detalhe para a evolução do preço dos combustíveis nas principais gasolineiras, a BP e a Galp aumentaram o preço do gasóleo simples em três cêntimos por litro e a gasolina simples em um cêntimo.

Por sua vez a Repsol, subiu o preço do gasóleo simples em 3,5 cêntimos por litro e a da gasolina simples 95 em 1,5 cêntimos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

A última vez que as medidas extraordinárias de redução fiscal foram atualizadas foi já em outubro de 2023. Este ano, ainda não foram registadas alterações.

Assim, o «desconto fiscal» no ISP deverá manter-se, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Mais Gasolina

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o SEAT Ronda?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este SEAT Ronda foi usado como prova em tribunal. Porquê?