Notícias Vai abastecer? Combustíveis descem de preço na próxima semana

Combustíveis

Vai abastecer? Combustíveis descem de preço na próxima semana

Se puder, espere pela próxima segunda-feira para abastecer. As previsões apontam para uma descida no preço de ambos os combustíveis.

Abastecimento de um automóvel vermelho
© Wassim Chouak / Unsplash

O aumento da temperatura a que temos assistido não terá (felizmente) correspondência no aumento do preço dos combustíveis. As previsões apontam para que tanto o gasóleo como a gasolina desçam de preço no início da próxima semana.

Segundo informações ligadas ao setor, prevê-se que o preço do gasóleo simples diminua dois cêntimos por litro, e que o da gasolina simples 95 desça meio cêntimo por litro.

Assim, na próxima segunda-feira, dia 15 de abril, o preço médio do gasóleo simples deverá ficar em 1,629 €/l. Já a gasolina simples 95 deverá descer para 1,807 €/l.

Como é habitual, a base de cálculo para o preço dos combustíveis são os números divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG). Neste caso, os referentes a ontem, quinta-feira, dia 11 de abril. Estes valores já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas do Governo atualmente em vigor.

É importante reforçar, no entanto, que estes preços não vão corresponder aos encontrados nos postos de combustível, uma vez que estes são apenas valores médios e indicativos.

Medidas do Governo em vigor

As medidas de mitigação do aumento do preço dos combustíveis continuam a influenciar o valor final a ser pago pelos consumidores.

O novo governo já tomou posse, mas ainda não houve novidades no que respeita às medidas extraordinárias de redução fiscal, que foram atualizadas pela última vez em outubro de 2023.

Pistolas de abastecimento na bomba
© Engin Akyurt / Unsplash

Por esse motivo, o «desconto fiscal» no ISP continua a estar, por enquanto, nos 15,1 cêntimos por cada litro de gasóleo e nos 16,3 cêntimos por cada litro de gasolina.

Se juntarmos todas as medidas em vigor, a redução de impostos está agora em 25,1 cêntimos por litro de gasóleo e em 26,1 cêntimos por litro de gasolina.

Fonte: Eco

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o Opel Tigra?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Glórias do Passado. Opel Tigra, o “coupé do povo”