Auto Rádio Incêndios em carros elétricos. Ameaça ou mito urbano?

Auto Rádio #45

Incêndios em carros elétricos. Ameaça ou mito urbano?

O impacto mediático dos incêndios nos carros elétricos tem correspondência à gravidade da ameaça? Descubram no novo episódio do Auto Rádio.

Auto Rádio: Guilherme Costa com carro a arder
© Razão Automóvel

O episódio n.º 45 do Auto Rádio, um podcast da Razão Automóvel com o apoio do Piscapisca.pt, é dedicado a um tema quente: os incêndios nos carros elétricos.

Existe a percepção de que os carros elétricos ardem com mais frequência do que os carros a combustão, mas será mesmo assim?

Neste Auto Rádio, o Guilherme Costa teve a companhia de Mário Ferreira, sub-chefe principal do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa, e Hugo Barbosa, diretor de comunicação do Grupo Renault, para ajudar a desmistificar muitas das «crenças» à volta dos incêndios nos carros elétricos:

Impacto mediático desproporcional

É factual que ardem com mais frequência carros a combustão do que elétricos, nem que seja pela disparidade do parque automóvel de cada tipo. Mário Ferreira dá-nos a conhecer números (para a região de Lisboa) que o demonstram.

Contudo, são os carros elétricos que concentram todas as atenções.

Cada vez que um carro elétrico arde é muito mais elevada a probabilidade de ser notícia nos meios tradicionais ou servir de tópico de discussão nas redes sociais — o impacto mediático é sempre muito maior.

Não é difícil encontrar razões para que assim seja: é uma tecnologia (relativamente) nova e os incêndios são mais complexos de combater. E até têm drama «de série»: quando pensamos que o incêndio está extinto pode reacender horas ou até vários dias depois.

Tesla a arder
© monstersforsale (Flickr)

Neste Auto Rádio encontra as respostas aos porquês da complexidade e intensidade do incêndio — previsivelmente está relacionado com a bateria que o carro elétrico necessita. E ficamos ainda a saber em como difere o combate de um incêndio a um carro elétrico e a combustão.

O papel da indústria automóvel

Se a ameaça de incêndios em carros elétricos não é tão grande como o mediatismo gerado, importa igualmente perguntar o que a indústria automóvel está a fazer para tornar os elétricos ainda mais seguros.

No Auto Rádio contámos também com a presença de Hugo Barbosa, da Renault, que foi uma das primeiras marcas a querer democratizar o acesso à mobilidade elétrica com o Zoe e o Twizy. Ou seja, já acumula uma experiência considerável na concepção e construção de automóveis elétricos.

E Hugo Barbosa enaltece a colaboração da marca com os bombeiros — são parte ativa no desenvolvimento dos modelos elétricos da marca —, e os avanços tecnológicos que ajudam a diminuir os danos destas ocorrências.

Renault Scénic a carregar
© Renault O novo Renault Scénic é o mais recente elétrico da marca francesa

Encontro marcado no Auto Rádio para a próxima semana

Não faltam assim motivos de interesse para ver/ouvir o mais recente episódio do Auto Rádio, que está de volta na próxima semana nas plataformas habituais: YouTubeApple Podcasts e Spotify.

Têm sugestões para temas que queiram ver no Auto Rádio? Deixem-nas nos comentários.