Notícias Preço dos combustíveis. Aumentos de volta esta semana

Combustíveis

Preço dos combustíveis. Aumentos de volta esta semana

As previsões do setor continuam a demonstrar que raramente se enganam e, por isso, o preço dos combustíveis está hoje mais elevado.

Preços dos combustíveis - posto de abastecimento
© André Mendes / Razão Automóvel

Não foi uma grande surpresa pois estava previsto desde o final da semana passada. Mas quem visitou hoje (dia 10 de julho) os postos de abastecimento, já encontrou o preço dos combustíveis um pouco mais elevado.

Tal como referimos na passada sexta-feira (7 de julho), o início desta semana foi sinónimo de aumentos. O preço médio do gasóleo ficou agora 1,5 cêntimos mais caro e a gasolina também aumentou em dois cêntimos.

Ou seja, feitas as contas, o valor (indicativo) do preço médio do gasóleo está agora em 1,499 €/l e a gasolina em 1,668 €/l.

© André Mendes / Razão Automóvel

Estes são, no entanto, preços indicativos, calculados com base nos valores fornecidos pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia). Estes já incluem os descontos praticados pelas gasolineiras e também as medidas fiscais atualmente em vigor.

Nunca nos poderemos esquecer, no entanto, que as marcas de combustíveis em atividade em Portugal são livres de praticar o preço que considerem ser o mais adequado. Ainda que este dependa de diversos factores como a localização e diversos outros.

No postos de abastecimento da Galp, por exemplo, a gasolina simples hoje aumentou 1,8 cêntimos por litro e o gasóleo dois cêntimos. Na BP, o aumento foi de 1,5 cêntimos para ambos os combustíveis. E na Repsol, tanto a gasolina como o gasóleo também aumentaram de preço, mas em dois cêntimos por cada litro abastecido.

Medidas fiscais atualizadas

Uma das «mexidas» no preço dos combustíveis ficou conhecida no início da semana passada, com a atualização das medidas fiscais temporárias destinadas a mitigar o aumento do preço dos combustíveis.

Entre elas, e tal como declarado no comunicado emitido pelo Ministério das Finanças, foi anunciado que o ISP (Imposto sobre Produtos Petrolíferos) mantém o mesmo valor que tinha em junho. Por outro lado, a taxa de carbono foi atualizada, desta vez, em dois cêntimos no gasóleo e 1,8 cêntimos na gasolina.