Notícias Combustíveis deverão voltar a descer de preço na próxima semana

Combustíveis

Combustíveis deverão voltar a descer de preço na próxima semana

O final deste fim de semana prolongado pode trazer boas notícias. No início da próxima semana, o preço dos combustíveis deverá descer.

Posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

A entrada no mês de maio vai ficar marcada, muito provavelmente, por uma nova descida do preço dos combustíveis — tanto no gasóleo como na gasolina —, dando continuidade ao que já tinha acontecido a semana passada.

Nesse sentido e segundo as previsões disponíveis, no primeiro dia de maio, o gasóleo deverá baixar 4,5 cêntimos por litro e a gasolina dois cêntimos.

Totem com preços em posto de combustível
© Pedro Alves / Razão Automóvel

Tendo como referência estas previsões e os valores dos preços médios divulgados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG) na última sexta-feira (28 de abril), o preço médio do gasóleo simples (ainda é o combustível mais usado em Portugal) irá fixar-se nos 1,421 €/l.

Já o preço médio da gasolina simples 95 deverá ficar em 1,643 €/l.

Como curiosidade, temos de recuar a junho de 2021 para encontrar um valor inferior ao do preço por litro de gasóleo.

Possíveis «ajustes» à previsão do preço dos combustíveis

Apesar de tudo isto, no entanto, é necessário relembrar que estes valores podem sofrer alterações. Afinal, o governo ainda anunciou se irá efetuar ou não alterações, ou se irá manter ou não as medidas extraordinárias de redução fiscal que estão em vigor há pouco mais de um ano.

Os últimos ajustes ao Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) anunciados pelo governo aconteceram no último dia 17 de abril, e só foram assegurados até ao fim do corrente mês.

Além disso, mais ajustes ao preço dos combustíveis poderão acontecer devido à cotação do brent (valor de referência do barril de crude). Apesar de, no total da semana, ter-se verificado uma descida, nos últimos dois dias, o preço esteve a subir.

Fonte: ECO