Notícias Porsche dá uma segunda vida a este 962 C de 1987

Restauro

Porsche dá uma segunda vida a este 962 C de 1987

Depois de um restauro que durou cerca de um ano e meio, este Porsche 962 C do famoso Grupo C está de volta ao seu estado original.

Porsche 962 C

O departamento Porsche Heritage and Museum acaba de nos surpreender com um restauro que certamente não vai deixar ninguém indiferente. Falamos de um protótipo de Le Mans da era dos Grupo C, um Porsche 962 C de 1987 decorado com as cores da Shell, que agora foi devolvido ao seu estado original.

E para que isso fosse possível, este Porsche 962 C regressou ao lugar onde “nasceu”, o centro da Porsche de Weissach. Foi lá que durante cerca de um ano e meio este icónico modelo voltou a ganhar “vida”.

Para tal foi necessária a colaboração entre os vários departamentos da marca de Estugarda e até foi preciso fabricar muitas peças que já não existiam. Foi um trabalho longo e minucioso, mas o resultado final justifica tudo isso, não acham?

A NÃO PERDER: O Centro Cultural de Belém foi “invadido” por modelos da Porsche

Depois de concluído o restauro, este Porsche 962 C voltou a encontrar-se com os responsáveis pela sua criação e pelo seu histórico na competição: Rob Powell, o designer responsável pela pintura amarela e vermelha; o engenheiro Norbert Stinger e o piloto Hans Joachim Stuck.

“O Stucki gostou imediatamente do design no meu primeiro esboço”, disse Rob Powell. “E já agora, ainda acho que a combinação do amarelo com o vermelho parece moderna”, atirou.

Recorde-se que foi nas mãos de Hans Joachim Stuck que este Porsche 962 C venceu a ADAC Würth Supercup em 1987. Nos anos seguintes acabou por ser usado maioritariamente para testes do departamento de aerodinâmica da Porsche em Weissach.

LEIAM TAMBÉM: Porsche recria fotografia histórica com mais de 60 anos

“Se eu levantar as minhas mangas, vão ver que estou arrepiado”, afirmou o antigo piloto, depois deste reencontro ao fim de 35 anos: “Este carro significa muito para mim porque meio que era o meu caro, sabem, porque eu era o único condutor dele”, acrescentou.

Porsche 962 C

E a surpresa para Stuck não acabou aqui, já que o antigo piloto ainda pode conduzir o “seu” 962 C mais uma vez: “Um dia como este certamente nunca será esquecido. Ter a sorte de competir com este carro e depois voltar aqui 35 anos depois e poder conduzi-lo e ter esta experiência, é simplesmente brilhante”, disse.

Agora, e de volta ao seu estado original, este 962 C prepara-se para ser usado em vários eventos de exibição da Porsche. A sua primeira aparição pública teve lugar no Museu da Porsche, em Estugarda, mas já estão previstas outras atuações deste icónico modelo da era dos Grupo C.

Sabe esta resposta?
Qual a potência do Porsche 911 GTS (992)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzimos o Porsche 911 GTS (992). A versão que faz mais sentido?