Clássicos A época em que Stuck e a Audi mostravam o rabo à concorrência

Desporto motorizado

A época em que Stuck e a Audi mostravam o rabo à concorrência

Aquele momento em que descobrimos que os alemães também têm sentido de humor. Tudo aconteceu em 1989, no campeonato americano IMSA.

Audi 90 quattro IMSA GTO

Antes de vos mostrarmos o «boneco que baixa as calças», vamos contextualizar o assunto.

Na década de 80 a Audi ganhava todas as competições onde se envolvia. Todas. Na Europa, durante grande parte da década de 80 era indiscutível a supremacia dos Audi quattro no Mundial de Ralis. Foi assim enquanto por lá estiveram.

Mas havia um problema. Nos EUA, um mercado importante para a Audi, ninguém queria saber do Mundial de Ralis para nada.

Audi Quattro

Tendo isto em consideração, a Audi decidiu inscrever-se no campeonato Trans-Am com um Audi 200 quattro Trans-Am. Um modelo com tração às quatro rodas (óbvio), motor 2.1 l com mais de 600 cv e Hans-Joachim Stuck ao volante. Resultado? Oito vitórias em 13 corridas.

Audi 200 quattro Trans-Am

A tareia que Audi deu nos americanos foi tão grande que a Trans-Am decidiu banir todos os carros que tivessem sistema de tração integral e motor «não-americano». O equivalente àquele puto mimado que é dono da bola e que vai para casa com a bola debaixo do braço sempre que está a perder… (se me estás a ler, isto é para ti André Marques!)

Banidos? Não tem problema

Banida do Trans-Am — afinal de contas, eles eram os donos da bola — a Audi mudou-se de «armas e bagagens» para um campeonato semelhante, porém com uns regulamentos menos restritivos: o IMSA GTO.

Chassis tubular, motores sobrealimentados, sistema de tração integral, esquema de suspensões livre, enfim… de carros de turismo os IMSA GTO só tinham mesmo o aspeto. Resultado? Novo domínio da Audi.

Todos contra Hans-Joachim Stuck

Felizmente, no que toca a espetáculo os americanos dão 1000 a 0 aos europeus. E perante a supremacia do Audi 90 IMSA GTO um dos adversários fez um autocolante com a cara de Hans-Joachim Stuck (piloto da Audi) e um sinal de proibido por cima.

Hans Joachim-Stuck
O autocolante que inspirou Hans-Joachim Stuck a equipar o seu Audi com um boneco que mostra o rabo.

A resposta de Hans-Joachim Stuck não podia ser mais humorada e peculiar. A equipa da Audi encontrou um boneco que baixava as calças e instalou-o no vidro traseiro do Audi 90 IMSA GTO.

Boneco que mostra a rabo
Foi assim que a Alemanha perdeu a guerra mas também foi assim que a Audi ganhou corridas (desculpem, foi mais forte que eu!).

Como é que funcionava o sistema de baixar as calças? — não acredito que acabei de escrever isto. O mecanismo era simples: Hans-Joachim Stuck tinha uma manete junto à porta que estava ligada por um cabo ao boneco no vidro traseiro. Sempre que ultrapassava um concorrente, pimba… mostrava o rabo à concorrência. Hilariante!

Neste vídeo (mais abaixo), Hans-Joachim Stuck refere que ainda usa este boneco no seu carro do dia-a-dia. E desmancha-se a rir enquanto fala disso…

Vejam como funcionava:

Com toda esta história do boneco que baixa as calças, fiquei com vontade de voltar à temática dos Audi nos campeonatos de velocidade americanos. Quando se junta turbocompressores KKK e motores de cinco cilindros há sempre muito que contar. Mas isso fica para outro dia… afinal de contas, a bola é minha 😉


NOTA: Conseguiram perceber, no vídeo, qual é o nome que Hans-Joachim Stuck deu ao boneco?

Sabe esta resposta?
Conduzimos um carro de ralis, sabes qual foi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conduzimos o carro mais antigo do Mundial de Ralis (Parte 1)