Notícias Como “acordar” o 12 cilindros boxer do Porsche 917K

Arranque a Frio

Como “acordar” o 12 cilindros boxer do Porsche 917K

O Porsche 917K praticamente dispensa apresentações, mas hoje ficamos a saber um pouco mais sobre o funcionamento desta histórica máquina.

Porsche 917K, 1970
© RM Sotheby's
Ver vídeo

O Porsche 917K é um dos carros mais icónicos de sempre a conquistar as 24 Horas de Le Mans, tendo sido o responsável por levar a marca de Estugarda, em 1970 e 1971, a obter as suas primeiras vitórias na lendária prova.

Sendo um puro carro de competição, o procedimento para colocar o Porsche 917K em funcionamento está longe de ser tão simples como apenas dar à chave ou carregar num botão.

O procedimento para ligar o seu flat 12 — o primeiro da Porsche — é complexo, com vários passos necessários antes de se poder dar à chave. Fiquem a conhecer todos os seus “truques”:

VEJAM TAMBÉM: Vê a reconstrução do 12 cilindros boxer do Porsche 917

Este exemplar, como se já não fosse especial o suficiente por ser um 917K com as icónicas cores da Gulf, foi ainda um dos protagonistas no filme “Le Mans” (1971) de Steve McQueen.

Será leiloado nos dias 13 e 14 de agosto, pela RM Sotheby’s, em Monterey, EUA. Importante será referir que o último Porsche 917K leiloado foi vendido por cerca de 14 milhões de dólares (11,8 milhões de euros). Este 917K tem agora o potencial de se tornar no mais caro Porsche de sempre.

Porsche 917K, 1970

Sobre o “Arranque a Frio”. De segunda a sexta-feira na Razão Automóvel, há um “Arranque a Frio” às 8h30 da manhã. Enquanto bebe o seu café ou ganha coragem para começar o dia, fique a par de curiosidades, factos históricos e vídeos relevantes do mundo automóvel. Tudo em menos de 200 palavras.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançado o Porsche Carrera GT?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Porsche Carrera GT: o último dos analógicos