Notícias Este Polo GTI tem tanta potência como o Civic Type R

Tuning

Este Polo GTI tem tanta potência como o Civic Type R

Os 200 cv do Volkswagen Polo GTI sabem-te a pouco? A preparadora alemã Siemoneit Racing tem a solução certa e… cara para ti.

Siemoneit Racing Volkswagen Polo GTI

O Volkswagen Polo GTI que podem comprar hoje em dia, vem equipado com o EA888, o versátil bloco tetra-cilíndrico com 2.0 l de capacidade e turbo-comprimido. Não se fica pelo Polo, equipando muitas mais propostas do grupo Volkswagen, sobretudo as mais desejadas, cuja identificação contém as siglas GTI, R, CUPRA, S, ou RS.

É verdade que no Polo GTI, o EA888 parece algo conservador nos números: apenas 200 cv e 320 Nm. “Apenas”, porque sabemos do potencial deste motor. Quando colocado debaixo do capot de um Golf R ou de um Leon CUPRA, o número de equídeos sobe para os 300 e os Nm para os 400.

Será possível ter esse poder de fogo debaixo do mais compacto e leve Polo GTI? Claro que sim… É o que propõe a preparadora alemã Siemoneit Racing, que levantou o pano sobre o seu Volkswagen Polo GTI — e que “monstro” criou.

VÊ TAMBÉM: Tuning em barcos? Conhece a lancha preparada pela ABT

No Stage 3+, o nível mais elevado, este Polo GTI fica tão potente como um… Honda Civic Type R, ou seja, este Polo GTI debita uns bem mais expressivos 320 cv de potência e 430 Nm de binário (+120 cv e +110 Nm). 

Para conseguir extrair números deste calibre, como devem imaginar, a Siemoneit Racing não se ficou pelas alterações à eletrónica — tanto no motor como na caixa DSG —, como acontece no seu Stage 1 (245 cv e 410 Nm).

Recebeu um novo e maior turbo, novo intercooler, novo sistema de admissão e um sistema de escape “RipJaw” — tudo desenvolvido internamente pelo preparador. Talvez ajude a justificar o preço da operação que ascende aproximadamente a 9000 euros (!).

Obviamente o trabalho não termina aqui, há que meter todos aqueles cavalos e Nm no chão. Uma suspensão Clubsport da KW, novas jantes ATS de 18″ envolvidas por pneus Michelin Pilot Super Sport, com as medidas 215/40 ZR18, devem garantir a tração e competência dinâmica necessária — mas a Siemoneit Racing foi ainda mais longe…

Tal como vimos no Renault Mégane R.S. Trophy-R, este Polo GTI perdeu também os lugares traseiros e ganhou uma roll cage da Wiechers Sport, além de baquets Pole Position da Recaro e um sistema de arnês da Sabelt — parece pronto para competir… O custo das alterações ao chassis e interior? Uns módicos 11 630 euros (!!).

Efeitos práticos? Apenas 5,5s nos 0 aos 100 km/h (6,7s de origem) e 256 km/h de velocidade máxima (240 km/h de origem). Os ganhos são substanciais, assim como o custo da preparação — o derradeiro Polo GTI?

VÊ TAMBÉM: Derradeiro “sleeper”. O super Superb que aterroriza BMW M5