Notícias Peugeot 208 diz adeus à carroçaria de três portas e… ao 208 GTI?

Tendência

Peugeot 208 diz adeus à carroçaria de três portas e… ao 208 GTI?

A Peugeot nem esperou pela nova geração para prescindir da carroçaria de três portas no 208. O fim da sua produção está iminente e tem alguns danos colaterais.

Peugeot 208 GTI

Tem sido uma das tendências dos últimos: o fim das carroçarias de três portas. Os construtores “queixam-se” das baixas vendas, preferindo investir em variantes que têm muito mais retorno, como crossovers/SUV dos seus utilitários ou familiares compactos.

Além disso, estilisticamente, temos assistido a uma evolução no desenho das carroçarias de cinco portas, muitas vezes emulando as de três — aspeto igualmente dinâmico ou puxadores das portas disfarçados e integrados na janela traseira ou pilar, criando a ilusão de ser um três portas.

Tudo indica que a próxima vítima será a carroçaria de três portas do Peugeot 208. O compacto modelo do construtor francês foi lançado em 2012 e a sua substituição deverá ocorrer em 2019, mas a Peugeot não vai esperar pela nova geração para extinguir a variante de três portas. Já não é possível encomendar esta carroçaria nalguns mercados, medida que deverá estender-se a breve prazo aos restantes.

Peugeot 208 GTI

A regra

O Peugeot 208 é apenas mais um numa tendência que tem varrido o mercado: Renault Clio, SEAT Ibiza, Volkswagen Polo são apenas alguns dos que reduziram a sua oferta no número de carroçarias.

No segmento acima, o dos familiares compactos, o cenário é ainda mais drástico. Até carros como o Audi A3, que inicialmente apenas dispunham de carroçaria de três portas, vão deixar de a ter.

Já se contam pelos dedos de uma mão aquelas que permanecem no segmento e não será preciso esperar muito para se extinguirem totalmente do segmento.

A excepção

Como tudo, existe uma excepção à regra. O novo Ford Fiesta manteve a carroçaria de três portas, e até ao final da década, com a chegada de novas gerações dos seus rivais, será praticamente o único modelo no segmento com este tipo de carroçaria — não nos podemos esquecer do Mini, que não tem intenções de acabar com o seu modelo mais icónico.

Adeus, 208 GTI?

Regressando ao Peugeot 208, o fim da carroçaria de três portas significa, muito provavelmente, também o fim do 208 GTI. A versão mais desportiva do 208 está apenas disponível com carroçaria de três portas, pelo que a sua carreira deverá terminar mais cedo que o esperado. Não se prevê que o 208 GTI surja em carroçaria de cinco portas.

Puegot 208 GTI by PeugeotSport 30 Anos
Sabe esta resposta?
Qual o nome do Peugeot que será produzido em Mangualde?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Peugeot Rifter. De Mangualde para o Salão de Genebra
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Peugeot Rifter. De Mangualde para o Salão de Genebra