Cinco factos que (eventualmente!) desconheces sobre o novo Ford Fiesta

A 7ª geração do Ford Fiesta é a mais personalizável e mais segura de sempre. Mas há muito mais para saber sobre este novo modelo.

Com mais de 40 anos de história e mais de 16 milhões de unidades vendidas em todo o mundo, o Ford Fiesta conheceu este ano a sua 7ª geração. Uma nova geração que aposta nas opções de personalização, materiais de melhor qualidade, motorizações eficientes e tecnologia ao serviço da segurança e do conforto.

Disponível nas versões Titanium, ST-Line, Vignale e Active, há um Fiesta para todos os gostos e estilos de vida. Urbano, desportivo, prático ou aventureiro? A escolha é tua.

A fábrica do Ford Fiesta em Colónia, na Alemanha, produz um novo Fiesta a cada 68 segundos, e tem capacidade para produzir um total aproximado de 20 mil diferentes variantes do Fiesta.

Mas há outras características que distinguem o novo Ford Fiesta da concorrência, detalhes curiosos que prometem facilitar o nosso dia a dia.

Um interior à prova do dia a dia

Nódoas! Os engenheiros da Ford quiseram garantir a resistência a danos e manchas nos materiais do interior do novo Fiesta. Desde o volante em pele aquecido, aos bancos em couro, toda a resistência dos materiais foi testada com produtos e situações do dia a dia, como cremes de proteção solar e de mãos, derrames de café, sujidade de equipamentos desportivos e tingimentos originados pela ganga.

A durabilidade das cores foi testada através de um simulador de condições meteorológicas e analisada com um espectrómetro, de forma a garantir a resistência à descoloração e ao tempo.

novo Ford Fiesta

Bancos testados até ao limite

Para garantir o conforto ao longo da vida do novo Ford Fiesta, a Ford criou “nádegas robotizadas” que se sentaram cerca de 25 mil vezes. Para além disso os gomos dos bancos sofreram 60 mil ciclos de testes para garantir a resistência ao desgaste, mantendo a flexibilidade e conforto.

Os bancos foram ensaiados durante 24 horas consecutivas a uma temperatura de 24 graus negativos. Também os tapetes foram testados no renovado laboratório de materiais da Ford.

ford fiesta st-line

Controlo de qualidade

Alguns dos painéis da carroçaria do novo Ford Fiesta são construídos com recurso a uma nova tecnologia de produção, que analisa as frequências de ruído durante o processo de estampagem. Este método pode identificar um componente que não corresponde aos padrões de qualidade da Ford mesmo antes de sair da máquina de prensagem.

novo ford fiesta

Acabaram-se os riscos nas portas

As portas do novo Ford Fiesta exigem agora menos 20% de esforço para fechar devido aos melhoramentos nos extratores de ar no interior do carro. O Sistema de Proteção de Portas da Ford, inclui protetores invisíveis nas extremidades das portas que surgem numa fração de segundo assim que estas são abertas, de forma a evitar danos na pintura e na carroçaria do Fiesta e dos carros estacionados ao lado.

O sistema Easy Fuel sem tampão, com um bocal de enchimento de combustível otimizado, não só reduz o derramamento como o mecanismo evita o abastecimento com o combustível errado.

Uma orquestra a bordo?

Durante o desenvolvimento do novo Sistema de Som B&O PLAY do Ford Fiesta, os engenheiros passaram um ano a ouvir mais de 5.000 músicas. O novo sistema de som tem 675 watts, 10 altifalantes, um amplificador e um subwoofer, que em conjunto com o sistema surround proporciona uma experiência de palco a 360 graus.

novo ford fiesta b&o play
Sistema de som B&O Play

Ajudas à condução

Uma gama completa de novas tecnologias reforçam os níveis de conforto, conveniência e segurança do Ford Fiesta. As tecnologias de assistência à condução são apoiadas por duas câmaras, três radares e 12 sensores ultrassónicos que, em conjunto, conseguem controlar 360 graus em redor do veículo e monitorizar a estrada até uma distância de 130 metros.

Assim, o novo Ford Fiesta é o primeiro Ford com o sistema de deteção de peões, capaz de evitar colisões à noite, recorrendo à iluminação dos faróis. O sistema foi concebido para reduzir a gravidade de certas colisões frontais envolvendo veículos e peões ou ajudar os condutores a evitar todo tipo de embates.

Segundo a Ford, o novo Fiesta é o utilitário tecnologicamente mais avançado à venda na Europa.

O sistema de assistência ativa ao estacionamento com estacionamento perpendicular da Ford, permite aos condutores encontrar lugares de estacionamento adequados e estacionar em modo “mãos-livres”, tanto em paralelo como lado a lado com outros veículos. Para além deste, também está disponível o sistema de assistência de saída de estacionamento, que auxilia os condutores a sair de um lugar de estacionamento em paralelo intervindo na direção.

Outras tecnologias disponíveis pela primeira vez no Ford Fiesta incluem o reconhecimento de sinais de trânsito e máximos automáticos. Uma nova função de inclinação melhora o conforto dos condutores à noite com uma comutação suave entre as luzes de máximos e de médios.

No total, o novo Ford Fiesta oferece agora 15 tecnologias de assistência à condução, incluindo controlo de velocidade adaptativo, limitador ajustável de velocidade, sistema de informação de ângulo morto, alerta de trânsito cruzado, indicação de distância, alerta ao condutor, ajuda à manutenção de faixa, alerta de manutenção de faixa e aviso de colisão frontal.

O sistema de comunicação e entretenimento SYNC3 do Ford Fiesta é apoiado por ecrãs táteis flutuantes de alta definição com dimensões até 8 polegadas, que contribuem para a redução em quase 50% no número de botões presentes na consola central.

Performance e Poupança

A gama de motores a gasolina e diesel, compatíveis com a norma Euro 6, é composta pelo multi-premiado motor 1.0 EcoBoost, disponível com potências de 100, 125 e 140 cv com caixa manual de seis velocidades ou automática com patilhas no volante (apenas na versão de 100 cv), e pelo bloco 1.5 TDCi de três cilindros com 120 cv. O mesmo bloco está também disponível numa versão com 85 cv. Qualquer um deles com consumos a partir de 4,3 l/100 km.

O Carregamento Inteligente Regenerativo, ativa seletivamente o alternador e carrega a bateria quando o veículo circula em desaceleração e durante a travagem.

Com uma nova suspensão e sistema de Vetorização Eletrónica do Binário, a aderência em curva foi melhorada em 10%, e as distâncias de travagem em 8%, reforçando a segurança.

novo ford fiesta
Toda a gama Fiesta. Active, ST, Vignale e Titannium

Preço

O novo Ford Fiesta está disponível em versões de três e cinco portas e os preços começam nos 16 383 euros até aos 24 928 euros da versão Vignale com o bloco 1.5 TDCi de 120 cv.

Consulta aqui mais informações sobre o novo Ford Fiesta.

Este conteúdo é patrocinado porFord

Mais artigos em Branded Content

Os mais vistos