Notícias O sucessor do Chevrolet Camaro poderá ser… um sedã elétrico

Antevisão

O sucessor do Chevrolet Camaro poderá ser… um sedã elétrico

Um dos mais icónicos modelos da Chevrolet, o Camaro pode ter os dias contados. Os rumores apontam que no seu lugar surgirá um sedã elétrico.

Chevrolet Camaro

Depois do Mustang, também o Chevrolet Camaro parece pronto a “abraçar” a eletrificação. Contudo, enquanto no caso da proposta da Ford a adoção da motorização elétrica e do formato crossover não ditou o fim do coupé com motor de combustão, no caso do Camaro o futuro não parece tão “risonho”.

Como praticamente todos os construtores, também a GM (a “casa mãe” da Chevrolet) está fortemente apostada na eletrificação. Com a meta de oferecer já em 2025 um total de 30 novos modelos 100% elétricos, surgem agora rumores de que uma das “vítimas” dessa eletrificação poderá ser o icónico Camaro.

A notícia está a ser avançada pela Automotive News e dá conta de que o Camaro poderá ser substituído por um sedã desportivo 100% elétrico, um modelo cujo principal objetivo seria bater-se com o bem-sucedido Tesla Model S e cujas formas podem até já ter sido adiantadas num teaser revelado pela GM.

A NÃO PERDER: 59 anos depois. O Corvette de 4 lugares que a Chevrolet fez mas nunca apresentou
GM Plataforma elétricos
Há quem diga que este render já antecipa as formas do sucessor do Camaro.

Um “problema” de vendas

A dar força a esta hipótese estão os números de vendas do Chevrolet Camaro quando comparado com os seus dois principais rivais: Ford Mustang (sistematicamente o desportivo mais vendido no mundo) e o Dodge Challenger.

Para terem uma ideia, em 2020 foram vendidos pouco menos de 30 mil Chevrolet Camaro, uma quebra de 38,3% face a 2019. No mesmo período foram vendidos quase o triplo dos Mustang e o dobro dos Challenger.

LEIAM TAMBÉM: Não estão a ver mal, o Subaru Forester também foi um Chevrolet

Ora, numa altura em que a Ford já eletrificou o seu icónico modelo com o Mustang Mach-E e a Dodge prepara-se para lançar um muscle car elétrico já em 2024, não seria uma grande surpresa se o Camaro desse lugar a uma proposta movida a eletrões e baseada na nova plataforma modular da GM.

Chevrolet Camaro eCOPO
Revelado há três anos no SEMA, o Camaro eCOPO podia muito bem já estar a anunciar o futuro elétrico do Camaro.

Para já a Chevrolet não só se recusa a comentar esta hipótese como não adiantou uma data para o fim da produção do atual Camaro. Contudo, tendo em conta as ambiciosas metas de eletrificação da GM e as decrescentes vendas do muscle car, não nos surpreenderíamos se o que por enquanto é um rumor fosse confirmado como realidade nos próximos tempos.

Resta saber se este novo modelo receberá o nome Camaro, numa estratégia semelhante à da Ford com o Mustang Mach-E.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208