Notícias Nissan GT-R com 3500 cv. Quais são os limites do VR38DETT?

Tuning

Nissan GT-R com 3500 cv. Quais são os limites do VR38DETT?

O motor nascido pelas mãos dos mestres Takumi parece não ter limites. A Extreme Turbo Systems conseguiu extrair 3 500 cv do «monstro alado» da Nissan, o VR38DETT.

O motor do Nissan GT-R aguenta tudo, ou quase tudo… há mais de 10 anos que as melhores preparadoras têm dedicado horas de trabalho sem fim, para extrair a potência máxima possível do VR38DETT.

Quando pensamos que é impossível ir mais longe, há sempre alguém que nos recorda que afinal não é. Desta feita foi a Extreme Turbo Systems que foi mais longe, ao conseguir extrair 3 500 cv de potência do motor japonês.

Como é que é possível?

Magia negra, tecnologia alienígena, milagre ou… engenharia ao mais alto nível. Talvez um pouco de todas, mas principalmente engenharia ao mais alto nível.

Assiste ao vídeo:

Para chegar aos 3 500 cv no Nissan GT-R são necessárias modificações extremas. O bloco do motor é totalmente novo, e é resultado de horas e horas de maquinação industrial. As peças internas sofrem um upgrade igualmente profundo, é praticamente tudo novo: cambota, árvore de cames, bielas, válvulas, injeção, eletrónica, turbos. Enfim, quase nada resta do motor original, montado no Japão pelos mestres Takumi.

O Nissan GT-R mais rápido do mundo

As medições no banco de potência acusam um máximo de 3 046 cv de potência às rodas. Tendo em consideração que as perdas de potência desde a cambota até às rodas (por inércia e fricção mecânica) rodam os 20%, chegamos a um valor de cerca de 3 500 cv à cambota.

Um valor que segundo a Extreme Turbo Systems, permitiu ao Nissan GT-R das imagens cumprir 1/4 de milha em apenas 6,88 segundos. Um tempo recorde digno deste monstro alado cujos limites continuam a surpreender-nos.