Notícias A história que poucos conhecem. Visitámos o Museu da Peugeot

Vídeos

A história que poucos conhecem. Visitámos o Museu da Peugeot

Nesta visita ao Museu da Peugeot o Guilherme Costa leva-nos numa «viagem» pelos mais de 200 anos da história da marca francesa.

Localizado em Sochaux, o Museu da Peugeot (oficialmente «Musée de L’Aventure Peugeot») é daqueles locais de visita obrigatória para todos os petrolhead. mas não só.

Com mais de 200 anos de história, a Peugeot fez (e faz) muito mais do que apenas automóveis. Desde moinhos de café até… saiotes para as senhoras, houve de tudo um pouco na história da Peugeot.

A sério, a marca gaulesa é tão eclética que até chegou a ter uma moeda própria, tudo para durante a Primeira Guerra Mundial facilitar o acesso dos idosos, crianças e mulheres aos bens de primeira necessidade.

VEJAM TAMBÉM: Novo Peugeot 308. Gasolina, Diesel ou híbrido plug-in?

Contudo, é mesmo de automóveis que se faz grande parte daquele museu e são estes o seu maior chamariz, como nos mostra o Guilherme Costa neste vídeo.

Ícones e «ilustres desconhecidos»

Entre os (muitos) carros que integram a coleção da Peugeot há alguns que todos conhecemos como os Peugeot 205 T16 ou 405 T16, ícones como o 404 Diesel recordista e «ilustres desconhecidos» como o Peugeot VLV, o primeiro modelo elétrico da marca originalmente lançado em 1941.

Por lá estão também protótipos como o Peugeot Quasar ou o 908 HDi que correu (e venceu) em Le Mans. Feitas as devidas apresentações, o melhor mesmo é ver o vídeo para ter um vislumbre daquele museu e, quem sabe, aguçar a vontade de o visitar.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208