Notícias O novo Mitsubishi Outlander tem um truque chamado S-AWC

Vídeos RA

O novo Mitsubishi Outlander tem um truque chamado S-AWC

Foi no quintal de Juha Kankkunen, tetracampeão mundial de ralis, que fomos experimentar o sistema S-AWC do Mitsubishi Outlander. Foi memorável.

Mitsubishi Outlander PHEV na neve, a andar de lado
© Mitsubishi

O telefone tocou e no ecrã surgiu um número desconhecido. Definitivamente não era um número nacional. Do outro lado da linha estava um responsável japonês da Mitsubishi.

Das suas palavras — num inglês de qualidade equivalente ao meu —, retive apenas o essencial “Juha Kankkunen”, “Mitsubishi Outlander” e “drive experience on ice“. Os detalhes chegaram depois por e-mail mas era escusado. Após “Juha Kankkunen” já tinha dito que sim.

Como podem ver neste vídeo, a resposta dificilmente podia ser outra:

Uma «prova de fogo» no gelo

Seis pistas num lago gelado, dezenas de quilómetros na neve e termómetros a acusar temperaturas negativas. Mais um dia normal na Academia de Juha Kankkunen.

Apesar de ter o nome «Juha Kankkunen» espalhado por todo o lado, não estava à espera de me encontrar com esta lenda viva do Mundial de Ralis naquele dia. Mas lá estava ele, sentado, à lareira, à espera dos convidados da Mitsubishi.

Assim que o grupo acabou de entrar, levantou-se e começou a falar de ralis e das suas aventuras com aquela energia que só encontramos em quem se entusiasma verdadeiramente com os automóveis.

Sobre o Mitsubishi Outlander falava como se estivesse a desenvolver um carro de competição. Apanhou três engenheiros japoneses e fez questão de dar-lhes o seu feedback sobre o sistema S-AWC: “isto está bom”, “mudem isto”, “façam aquilo”.

Percebi que os engenheiros da Mitsubishi estavam verdadeiramente atentos. “Foi por isso que viemos para aqui. Pelas condições da pista e pelo feedback do Sr. Kankkunen”. Hoje totalmente afastado da competição, Kankkunen é consultor de várias marcas para ajudar na definição do setup final.

Uma lição de condução e de vida

Também aproveitei a oportunidade para trocar algumas palavras com Juha Kankkunen. Para finlandês, confesso que fala mais do que estava à espera. Nem as aventuras de trator — como podem ver no vídeo em destaque — faltaram. Parece um homem simples, mas tem muitas camadas.

© Razão Automóvel O piloto e a lenda dos ralis Juha Kankkunen.

Por exemplo, fiquei a saber que fundou esta academia, não para formar campeões de ralis, mas para formar bons condutores. “Quero estradas mais seguras, é importante que as pessoas saibam conduzir melhor”, não esperava esta consciência social. Foi uma lição. Como assim acabei de falar de tratores, de segurança e de gastronomia portuguesa com um tetra campeão do mundo de ralis?

Continuámos a nossa conversa e acabámos naturalmente a comparar o passado com o presente. “Sistemas como o S-AWC são impressionantes. Facilitam muito a condução em condições de aderência precária. Tinha-me dado muito jeito nos anos 80 ”.

Sistema S-AWC da Mitsubishi.

Mas é precisamente por nem todos os condutores terem o «jeito» do Kankkunen que a eletrónica ganha um papel cada vez mais central na segurança automóvel. Como tudo funciona? É mais fácil explicar neste vídeo. Tentámos apanhar tudo aquilo que foi possível… mas é difícil acompanhar o ritmo de um campeão do mundo.

No final, foi um dos dias mais memoráveis que passei nos últimos tempos. Com ou sem truques eletrónicos, com mais ou menos talento, conduzir e partilhar vivências continua a ser das experiências mais gratificantes que podemos ter. Já valeu a pena o regresso do Outlander à Europa. Mas sobre isso falaremos noutro dia…