Notícias Conhece as tecnologias que o novo Mercedes-Benz Classe S (W223) vai trazer

Antevisão

Conhece as tecnologias que o novo Mercedes-Benz Classe S (W223) vai trazer

Aos poucos vamos conhecendo os pormenores acerca do novo Mercedes-Benz Classe S (W223). Hoje vamos conhecer algumas das tecnologias que trará.

Depois de termos revelado o interior do novo Mercedes-Benz Classe S (W223) há umas semanas, hoje trazemos mais informações acerca do “navio almirante” da marca de Estugarda.

Desta vez, vamos falar acerca da tecnologia com que o Classe S se apresenta e não, não nos referimos ao já bem conhecido MBUX que também fará parte do cardápio tecnológico, e que conhecerá uma segunda geração.

Em vez disso, damos-te a conhecer os sistemas de segurança e ajuda à condução que vão equipar o topo de gama da Mercedes-Benz e todos aqueles que visam melhorar o seu comportamento e agilidade.

VÊ TAMBÉM: Os Mercedes-Benz CLA híbridos plug-in já têm preços para Portugal
Mercedes-Benz Classe S

A tecnologia ao serviço da dinâmica…

Começando pelas tecnologias que se focam em melhorar o comportamento dinâmico, conforto e agilidade do novo Mercedes-Benz Classe S, não faltam novidades.

Recorrendo a cinco processadores multi-core, mais de 20 sensores e uma câmara, o sistema de suspensão (opcional) E-ACTIVE BODY CONTROL recorre a um sistema elétrico de 48 V para se adaptar constantemente às condições da estrada.

Capaz de analisar a condução cerca de 1000 vezes por segundo, este sistema regula o amortecimento em cada roda de forma individual.

Mercedes-Benz Classe S
O novo Mercedes-Benz Classe S vai ser capaz de “ler a estrada” e adaptar o amortecimento às condições de circulação.

No modo “COMFORT”, este sistema analisa a estrada por forma a preparar a suspensão para reduzir os movimentos da carroçaria. Já no modo “CURVE”, o sistema preditivo inclina o carro nas curvas, tudo para aumentar o conforto.

Já no que diz respeito à agilidade, o novo Classe S (W223) vale-se de outro opcional para parecer mais “pequeno”: o eixo traseiro direcional. Graças a este sistema o raio de viragem é reduzido em cerca de dois metros, permitindo à variante com maior distância entre eixos um raio de viragem de apenas 11 m — ao nível de veículos de segmento C.

VÊ TAMBÉM: Alguém transformou um Mercedes-Benz W126 numa… bomba de água!

… e da segurança

Como não só de dinâmica e conforto são feitas as qualidades de um modelo como o Mercedes-Benz Classe S, também no capítulo da segurança o “navio almirante” da marca alemã traz (muitas) novidades.

Para começar, o sistema E-ACTIVE BODY CONTROL de que te falávamos há pouco conta ainda com a função PRE-SAFE Impulse Side. O que este sistema faz é levantar momentaneamente a carroçaria em caso de colisão lateral iminente, direcionando o impacto para zonas mais resistentes da carroçaria, protegendo desta forma os passageiros.

VÊ TAMBÉM: Marcação cerrada. Um dia após o BMW M5, Mercedes-AMG revela E 63

Mas há mais. Equipado com muitas das soluções aplicadas no Experimental Safety Vehicle (ESF) 2019, o novo Classe S surge com um opcional que é inédito no mercado: airbags frontais para os passageiros traseiros.

Ainda no capítulo da segurança, o novo Classe S (W223) vai contar com cintos iluminados (para facilitar a sua localização); com a ajuda do MBUX Interior Assistant uma câmara pode ser usada para detetar uma cadeira de bebé no lugar do passageiro dianteiro; e haverá ainda um airbag dianteiro central que permitirá evitar a colisão entre os dois ocupantes à frente em caso de colisão lateral.

Mercedes-Benz Classe S

Por fim, também o Driving Assistance Package ganhou novas e atualizadas funções. Por exemplo, o Active Blind Spot Assist não alerta apenas quando o condutor/passageiro abrem a porta, caso detete o risco de colisão com um veículo; agora, antecipa o alerta, quando a mão do condutor/passageiro se aproxima do manípulo da porta para a abrir.

De mencionar também as melhorias efetuadas ao assistente de estacionamento ou manobras a baixa velocidade, o Active Parking Assist e o opcional Parking package com câmara 360º. Há novos sensores ultrasónicos, interface melhorado e mais intuitivo, maior precisão no registo de potenciais obstáculos ou até utilizadores da via durante as manobras.

No caso do Parking package com câmara 360º, há quatro câmaras adicionais que permitem construir uma imagem 3D do que se passa à volta do Classe S, assim como são capazes de melhor reconhecer lugares onde é possível estacionar.

A comercialização do novo Mercedes-Benz Classe S (W223) acontecerá em 2021.

Sabe esta resposta?
Qual é a capacidade da bagageira do Mercedes-Benz GLC Coupé?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Mercedes-Benz GLC Coupé mais barato que podes comprar