Notícias Salvador Caetano importa mais uma marca chinesa para Portugal

Mercado

Salvador Caetano importa mais uma marca chinesa para Portugal

A XPENG acaba de oficializar uma aliança estratégica com a Salvador Caetano, que passa a comercializar os seus modelos em Portugal e Espanha.

© Salvador Caetano

Depois da BYD, da Voyah, da Dongfeng e da M-Hero, a Salvador Caetano vai adicionar a XPENG ao catálogo de marcas chinesas que importa para Portugal e Espanha.

O grupo português, que é um dos importadores com maior notoriedade no nosso mercado, terá disponível já a partir deste ano a gama de automóveis elétricos deste construtor.

A XPENG já tinha anunciado no final do ano passado a sua intenção de se estabelecer no mercado europeu, tal como definido no seu plano estratégico “Go Abroad 2.0”. Neste, o principal objetivo é o de alargar a presença deste construtor em diversos mercados.

Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto e Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG
© Salvador Caetano Sérgio Ribeiro, Administrador Executivo da Salvador Caetano Auto e Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG

A XPENG é “um dos líderes e pioneiros nas tecnologias de veículos elétricos e inteligentes”, tal como referido pelo Dr. Brian Hongdi Gu, CEO da marca. Para Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto, esta é uma parceria bastante “sólida” e de grande importância.

“A experiência internacional com longo histórico na distribuição de marcas na Europa, América do Sul e África, posiciona (a Salvador Caetano) como a melhor escolha para garantir a representação da XPENG na Península Ibérica, bem como explorar futuras parcerias.”

Dr. Brian Hongdi Gu, vice-presidente do Conselho de Administração e presidente da XPENG

“Esta aliança estratégica estabelece as bases para uma parceria sólida entre a XPENG e a Salvador Caetano Auto, que nos permitirá oferecer rapidamente os automóveis elétricos tecnologicamente avançados da XPENG no mercado da Península Ibérica.”

Sérgio Ribeiro, administrador executivo da Salvador Caetano Auto

Recorde-se que a Volkswagen, no ano passado, investiu aproximadamente 628 milhões de euros neste construtor, garantindo assim uma participação de 4,99% na empresa chinesa. Mais recentemente, graças a esta parceria, foi já anunciada a chegada, em 2026, de dois novos modelos ao mercado chinês.

Sabe esta resposta?
Em que ano é que um motor Turbo conquistou a vitória na Fórmula 1 pela primeira vez?