Notícias Stellantis e Amazon juntas no desenvolvimento dos cockpits digitais do futuro

CES 2022

Stellantis e Amazon juntas no desenvolvimento dos cockpits digitais do futuro

A Stellantis estabeleceu uma parceria com a Amazon assente em soluções de software que começarão a chegar aos seus veículos a partir de 2024.

Chrysler Airflow 2022

A Stellantis anunciou ontem no CES (Consumer Electronics Show), em Las Vegas (EUA), pela voz do seu diretor executivo, o português Carlos Tavares, uma parceria com a gigante Amazon.

Uma parceria que vem no seguimento do que foi anunciado durante o Stellantis Software Day (dezembro de 2021), onde foi-nos dado a conhecer o STLA SmartCockpit, uma nova plataforma tecnológica que tem como objetivo o de integrar-se na vida digital dos ocupantes do veículo, personalizando digitalmente esse espaço.

Nesse sentido, a colaboração agora anunciada com a Amazon assentará em soluções de software para essa plataforma tecnológica através de aplicações baseadas em IA (inteligência artificial) para serviços de navegação, entretenimento, assistência vocal Alexa, manutenção de veículos, e-commerce e serviços de pagamento.

VEJAM TAMBÉM: “Arena del Futuro”. A pista da Stellantis para carregar elétricos em movimento «sem fios»
Carlos Tavares
Carlos Tavares, CEO da Stellantis.

Incluirá ainda uma integração com os principais serviços de segurança e de domicílio inteligente da Amazon que permitirá aos clientes monitorizar e gerir as suas habitações a partir do próprio veículo, ou então gerir o veículo a partir das suas casas, através dos seus dispositivos conectados com a Alexa ou a partir da app Alexa nos seus smartphones.

Veremos estes novos desenvolvimentos começar a chegar aos modelos das 14 marcas automóveis da Stellantis a partir de 2024.

Stellantis na cloud

A Stellantis, ao abrigo deste acordo plurianual, escolheu, previsivelmente, a Cloud AWS (Amazon Web Services) para as plataformas dos seus veículos, o que levará, assim, ao desenvolvimento em conjunto com a Amazon de infraestruturas em cloud dedicadas a plataformas automóveis.

Está planeado também migrar o fluxo de dados gerados pelos seus veículos para uma Data Mesh na cloud. E usando as capacidades de machine learning da AWS, a Stellantis quer acelerar a comercialização de novos produtos digitais, indo de encontro à desejada personalização dos serviços, como também o de ser capaz de oferecer operações de manutenção preventiva.

Stellantis, uma empresa tecnológica

A indústria automóvel está a passar por um período acelerado de transformação e temos visto os principais atores da indústria afirmarem que não querem ser vistos (apenas) como construtores automóveis, mas sim como empresas tecnológicas ou, como vimos no Grupo Volkswagen, uma empresa de mobilidade baseada em software.

Carlos Tavares
Carlos Tavares no Stellantis Software Day, que aconteceu a 7 de dezembro de 2021.

Na Stellantis não é diferente: também querem ser vistos como uma empresa tecnológica.

Para acelerar essa transformação, não só já tinha anunciado durante o Stellantis Software Day a formação de uma “Software Academy” para o desenvolvimento e reforço de competências dos seus colaboradores, como agora, juntamente com a AWS, pretendem lançar um novo programa de formação global a que chamaram “Agile-Auto Software & Data Academy” (articulando software, dados e tecnologia cloud). 

E tem ainda como objetivo formar mais de 5000 programadores e engenheiros em tecnologias ligadas à AWS Cloud até 2024.

Amazon com Ram ProMaster elétricas na sua frota

O acordo entre a Stellantis e a Amazon também levará ao fornecimento de Ram ProMaster 100% elétricas (a versão norte-americana da Fiat Ducato) para os serviços de entregas last mile (última milha), indo de encontro aos objetivos da Amazon em alcançar zero emissões de carbono até 2040.

Ram ProMaster
Ram ProMaster.

A Amazon será, efetivamente, o primeiro cliente profissional da versão elétrica da ProMaster que será lançado na América do Norte em 2023. As unidades destinadas à Amazon verão ser integradas funcionalidades únicas (não especificadas), adaptadas às suas necessidades para este tipo de atividades de entregas last mile.

Não foi avançado um número concreto de quantos veículos serão entregues ao abrigo deste acordo, mas em comunicado é referido que “a Stellantis e a Amazon irão colocar, todos os anos, milhares de ProMaster BEV (elétrico a baterias) nas estradas.”