Notícias Culpem os semicondutores. Maserati Grecale adiado para primavera de 2022

Antevisão

Culpem os semicondutores. Maserati Grecale adiado para primavera de 2022

O novo Maserati Grecale devia ser revelado no próximo dia 16 de novembro. Agora só o conheceremos na primavera de 2022.

Maserati Grecale

O Maserati Grecale é o rival da marca do tridente para o Porsche Macan e deveria ser revelado no próximo dia 16 de novembro. Agora, em comunicado oficial, a Maserati anunciou o adiamento da grande revelação para a primavera de 2022.

A principal justificação para este adiamento prende-se com a “crise dos chips” ou dos semicondutores, que têm afetado a produção automóvel em todo o planeta.

Nas palavras da própria marca, o adiamento é “devido à incerteza relativa às interrupções na cadeia de fornecimento de componentes chave (semicondutores) para completar o processo de produção dos veículos”.

VEJAM TAMBÉM: Carlos Tavares já conduziu o Maserati Grecale, o rival do Macan

Quando chegar ao mercado, o Maserati Grecale será o segundo SUV de sempre da marca italiana e posicionar-se-á abaixo do Levante. Não havendo, de momento, planos para substituir diretamente o veterano Ghibli, o Grecale deverá assumir, a médio prazo, o papel de modelo de entrada na Maserati.

O novo SUV assenta sobre a mesma base do Alfa Romeo Stelvio (Giorgio), mas deverá introduzir várias novidades no campo das motorizações, destacando-se as variantes híbrida plug-in e elétrica.

Além das obrigatórias variantes eletrificadas, prevê-se que receba igualmente uma versão do Nettuno, o V6 biturbo que equipa o superdesportivo MC20, ainda que não esteja nos planos atingir os mesmos 630 cv.

Quanto à produção do novo SUV, esta vai decorrer na fábrica de Cassino, em Itália, na qual a Maserati vai investir cerca de 800 milhões de euros. Tendo em conta o sucesso comercial que são os SUV, as expectativas da Maserati são de que, em 2025, cerca de 70% das suas vendas correspondam a SUV (Grecale e Levante).