Notícias Novo Porsche Macan 100% elétrico. Protótipos já estão na estrada

Antevisão

Novo Porsche Macan 100% elétrico. Protótipos já estão na estrada

Depois de muitas simulações virtuais, os primeiros protótipos físicos do Porsche Macan elétrico já saíram para a estrada. A chegada ao mercado está marcada para 2023.

Porsche Macan elétrico protótipo de testes

A próxima geração do Porsche Macan será exclusivamente elétrica e os protótipos de desenvolvimento do modelo já se deixaram ver na pista privada de testes da Porsche, em Weissach.

As imagens foram divulgadas pela própria marca alemã e marcam o início dos testes públicos do Macan 100% elétrico, que, de acordo com Michael Steiner, membro do concelho executivo e diretor de pesquisa e desenvolvimento na Porsche, vai ser lançado no mercado em 2023.

Quando chegar ao mercado, o Macan elétrico terá percorrido cerca de três milhões de quilómetros de testes por todo o mundo (tanto no mundo real como virtualmente), sob as mais diversas condições.

A NÃO PERDER: Testámos o Porsche Taycan Turbo S (761 cv). Impossível descrever este carro (c/ Nuno Agonia)
porsche-macan-electrico

Mas antes de chegar à estrada, já fez vários quilómetros de testes num espaço virtual. Os testes em formato digital, que utilizam protótipos virtuais capazes de replicar as propriedades, os sistemas e os conjuntos de propulsão de um modelo com elevado grau de precisão, permitem reduzir custos e acelerar processos.

Teste virtuais são fundamentais para acelerar processos

“O mundo digital é indispensável para o desenvolvimento do Macan totalmente elétrico”, afirmou Thomas Wiegand, diretor do departamento de aerodinâmica da Porsche. Contudo, os protótipos visuais podem ser combinados com cenários do mundo real desde uma fase inicial.

LEIAM TAMBÉM: Porsche tapa 106 buracos no Taycan com fita adesiva
porsche-macan-electrico
Apesar da camuflagem, podemos ver que as óticas dianteiras serão bipartidas, com as luzes diurnas em cima e os faróis regulares em baixo.

O desenvolvimento de um ecrã totalmente novo (infoentretenimento) e um novo conceito de operação para a próxima geração do Macan são exemplo disso mesmo.

“A simulação permite-nos avaliar o ecrã, processos de operação e as alterações durante uma viagem a partir do ponto de vista do condutor”, explica Fabian Klausmann, do departamento de Driver Experience. Isto permite que haja uma otimização do habitáculo mesmo antes do primeiro protótipo físico ser construído.

porsche-macan-electrico
Modelo digital para avaliar o fluxo de ar.

Os testes e simulações em ambiente virtual são importantes para o desenvolvimento do Macan elétrico, mas “os testes de resistência em circuitos fechados e nas vias públicas em condições reais continuam a ser indispensáveis para garantir que a estrutura do veículo, a estabilidade operacional e fiabilidade do hardware, software e todas as funções vão ao encontro dos padrões de elevada qualidade”, diz Michael Steiner.

RELACIONADO: Porsche Macan Turbo. Testámos o Macan mais potente de sempre

O exigente programa de testes para o Macan elétrico, levado a cabo sob condições climatéricas e topográficas extremas, inclui disciplinas como o carregamento e acondicionamento da bateria de alta tensão, que tem de cumprir padrões muito rigorosos.

porsche-macan-electrico

“Tal como o Taycan, o Macan totalmente elétrico, com a sua arquitetura de 800 V, irá oferecer a E-Performance típica da Porsche,” promete Steiner, citando objetivos de desenvolvimento como a autonomia para longas distâncias, o carregamento rápido de elevada performance e as melhores e consecutivas prestações no segmento: “O Macan totalmente elétrico será o modelo mais desportivo no seu segmento”.

Vem aí mais um Macan a combustão

O lançamento do Macan totalmente elétrico — o primeiro elétrico da Porsche a ser construído sobre a plataforma Premium Platform Electric (PPE) — vai acontecer lá mais para o final de 2022 e a estreia comercial está planeada pra 2023.

Contudo, a Porsche vai atualizar mais uma vez o Macan atual com motor de combustão ainda em 2021, que será vendido em paralelo durante alguns anos com a segunda geração exclusivamente elétrica.

porsche-macan-electrico

“Na Europa, a procura por veículos elétricos continua a crescer, mas o ritmo para a mudança varia consideravelmente pelo mundo. É por isso que vamos lançar um sucessor para o atual Macan com propulsão convencional durante o curso de 2021″, afirma Michael Steiner.

RELACIONADO: E vão duas. Porsche Macan a combustão vai ser atualizado, outra vez

Sabe esta resposta?
Em que ano foi revelado o protótipo Porsche C88?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este foi o “Dacia Logan” da Porsche para a China