Notícias Lynk & Co não quer vender carros, mas quer ter muitos subscritores

Lançamento

Lynk & Co não quer vender carros, mas quer ter muitos subscritores

A Lynk & Co inicia a sua atividade no continente europeu com um modelo de negócio que se afasta a passos largos da venda de automóveis.

Lynk & Co 01

A Lynk & Co é uma marca sino-sueca que faz parte da Geely, o grupo automóvel chinês que integra também a Volvo, Polestar e Lotus. É uma das mais jovens marcas automóveis (fundada em 2016), tendo iniciado atividade na China em 2017, chegando agora à Europa.

Porém, o que mais acaba por sobressair nesta jovem marca nem sequer são os seus modelos automóveis, tecnicamente próximos do Volvo XC40 ao recorrerem à mesma base CMA (Compact Modular Architecture), mas sim o seu modelo de negócio.

Ao invés de vender automóveis, a Lynk & Co tem preferência por um modelo de subscrição, que a marca quer simplificar o mais possível.

VÊ TAMBÉM: Geely Preface. A berlina chinesa que partilha com o XC40 mais do que imaginas
Lynk & Co 01

Basicamente o cliente regista-se gratuitamente na plataforma da marca e após o pagamento de 500 euros, pode utilizar o Lynk & Co 01 (para já o único modelo disponível) durante um mês. O valor já inclui todas as despesas associadas como o seguro.

Além disso, o subscritor pode ainda reduzir os seus custos ao ceder o “seu” veículo para efeitos de “car-sharing” (partilha de veículo) a outros subscritores registados na plataforma da Lynk & Co.

No entanto, para aqueles interessados em comprar o 01, essa opção está também disponível através de venda direta.

Lynk & Co 01
TENS DE VER: Euro NCAP avalia sistemas de condução assistida. Podemos confiar neles?

Lynk & Co 01

Por falar no Lynk & Co 01, é o primeiro modelo da marca a ser comercializado no “velho continente” — mais virão proximamente. Originalmente lançado em 2017, trata-se de um SUV tecnicamente próximo do Volvo XC40, e um pouco maior que este — 4541 mm contra 4425 mm e distância entre eixos 30 mm superior, fixando-se nos 2735 mm — e estará disponível em duas versões: híbrida e híbrida plug-in.

A primeira conjuga o 1.5 Turbo de três cilindros já conhecido do XC40, com um motor elétrico, que garantem uma potência máxima combinada de 197 cv e binário máximo combinado de 215 Nm. A segunda recorre a versões mais potentes do 1.5 Turbo e do motor elétrico, totalizando 261 cv e 265 Nm. Sendo esta última uma proposta híbrida plug-in permite uma autonomia elétrica de até 69 km, ao trazer uma bateria de 17,6 kWh de capacidade.

Tendo em conta as especificidades do modelo de negócio da Lynk & Co, o 01 apresenta-se apenas com um muito completo nível de equipamento, onde a única opção reside na escolha da cor. E mesmo a esse nível só existem duas opções: azul e preto.

Ao simplificar ao máximo todo o processo de seleção, a Lynk & Co diz ser capaz de entregar um novo 01 em apenas três dias.

O Lynk & Co 01 europeu em comparação com o 01 chinês apresenta um tabliê redesenhado, mas na mesma dominado por um generoso ecrã tátil central. Por fora, os Lynk & Co 01 europeus — vão ser produzidos em Gent, na Bélgica, onde já é produzido o Volvo XC40 — distinguem-se também pelos para-choques de novo desenho, assim como os faróis. As distintas luzes diurnas montadas sobre os guarda-lamas permanecem idênticas entre as duas versões.

VÊ TAMBÉM: XC40 Recharge. O primeiro elétrico da Volvo já começou a ser produzido

Quando chega?

Até ao final do ano, a Lynk & Co estará apenas presente nos Países Baixos, Suécia, Alemanha, Bélgica, Itália, França e Espanha. A marca chegará a mais países durante 2021, mas ainda não foi avançada uma data para o lançamento da marca em Portugal.

As primeiras unidades do Lynk & Co 01, no entanto, só chegam em abril de 2021, enquanto a marca desenvolve os seus próprios espaços de exposição. O primeiro vai abrir este mês em Amesterdão, nos  Países Baixos, com o segundo a abrir em Gotemburgo, na Suécia.

Lynk & Co 01