Notícias Este «asas de gaivota» é uma mixórdia de vários Mercedes

Leilões

Este «asas de gaivota» é uma mixórdia de vários Mercedes

Os anos 80 foram recheados de criações originais e com formatos de carroçaria… bizarros. Este Boschert B300 é um exemplo perfeito disso.

Boschert B300 vista superior de portas abertas
© RM Sotheby's

Assim que é mencionada a palavra Gullwing (asas de gaivota) é praticamente impossível não a associarmos à Mercedes-Benz e ao icónico 300 SL dos anos 50 ou mesmo aos mais recentes SLR e SLS.

Mas este «asas de gaivota» que descobrimos no próximo leilão que a RM Sotheby’s vai realizar já amanhã (25 de novembro), em Munique, apesar de ainda ser um Mercedes, é bizarro, uma espécie de mixórdia de modelos da marca.

Boschert B300 portas abertas
© RM Sotheby's

Usando uma fórmula muito semelhante à que Victor Frankestein desenvolveu para criar o seu «monstro», Hartmut Boschert transformou um Mercedes-Benz 300 CE (C 124) num modelo que ainda nos continua a causar conflitos no cérebro.

Se olharmos para a sua secção traseira, reconhecemos de imediato o coupé da marca alemã, mas se o virmos de frente, podiam bem passar por um SL (R 129). Se isto não fosse suficientemente confuso, temos um habitáculo acessível através de duas enormes portas de abertura «asa de gaivota», ao jeito de um icónico Gullwing.

O projeto de Boschert começou, de facto, com um 300 CE, mas toda a estrutura da secção dianteira foi adaptada para receber a frente do roadster SL. Lá atrás, o pilar C foi avançado cerca de 25 cm e a parte inferior das soleiras foi bastante reforçada para que fosse possível instalar as enormes portas com 1,66 m de largura.

O habitáculo foi também modificado com os assentos dianteiros do SL e com um tom púrpura predominante, enquanto a carroçaria passou do cinzento prateado original para um Bornite mais exclusivo.

Quanto ao motor, o original bloco de seis cilindros em linha com 3,0 l de capacidade recebeu a companhia de dois turbocompressores, que elevaram a potência dos originais 217 cv para uns mais expressivos 283 cv.

Boschert B300 disponível para venda

A apresentação oficial deste projeto decorreu no Salão de Frankfurt de 1989, sendo que o objetivo inicial seria produzir um número em torno das 300 unidades. No final, este objeto bizarro não conseguiu convencer tanta gente assim: apenas meia dúzia foi construída e dessas apenas um inclui as portas «asas de gaivota».

É precisamente essa unidade única no mundo que vai ser leiloada amanhã, dia 25 de novembro. Segundo a RM Sotheby’s, o preço de venda deverá ficar entre os 250 mil e os 300 mil euros.

O Boschert B300 em si apresenta um estado de conservação muito bom. Apesar de ter ficado mais ou menos esquecido no tempo, o seu proprietário atual conseguiu adquiri-lo em 2005 e tem cuidado deste one-off com bastante cuidado.

Já este ano, recebeu uma nova pintura, um rejuvenescimento da pele do habitáculo e diversas outras reparações que o deixaram quase como novo. Em termos de desgaste, há apenas a registar uma utilização que, segundo a instrumentação, não chega aos 40 mil quilómetros percorridos desde o final dos anos 80.

A acompanhar o Boschert B300 está todo o seu histórico de desenvolvimento, bem como catálogos, artigos de imprensa e… algumas cassetes de VHS. Além disso, há ainda extras como um volante em madeira, um telefone fixo para o habitáculo e uma capa para proteger este modelo tão exclusivo.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência máxima do motor V8 que equipava o Mercedes-Benz 500 E em 1991?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

O primeiro “Panamera” foi um… Mercedes-Benz 500 E