Notícias O único carro com motor V8 a vencer uma prova do WRC vai a leilão

Leilões

O único carro com motor V8 a vencer uma prova do WRC vai a leilão

O Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 pode não parecer o típico «carro de rali», mas foi o primeiro (e único) carro com motor V8 a vencer no WRC.

Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 leilão
© RM Sotheby's

Mercedes-Benz e WRC, dois nomes que não estamos acostumados a ver associados, mas que ao contrário do que muitos pensam, já se cruzaram. Este Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 é a derradeira prova disso.

Concebido para homologar o 450 SL para o Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) de 1978, este “super coupé” contava com vários painéis em liga leve para poupar alguns quilos, mas o novíssimo motor V8 de 5,0 l, em alumínio, que o animava, captava todas as atenções.

Foram construídos apenas 19 exemplares para uso nos ralis, sendo que desses apenas sete foram fabricados sob a especificação 450 SLC 5.0, todos equipados com uma caixa automática especialmente desenvolvida para o efeito.

A NÃO PERDER: África em Leiria. Conduzimos a Renault 4L que fez o Rally Safari Classic
Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 traseira
© RM Sotheby's

Vamos recuar a 1979…

Só isso já era suficiente para tornar o exemplar que aqui vos mostramos especial. Mas há mais. No Rali da Costa do Marfim (Bandama Rally Côte d’Ivoire) de 1979, a Mercedes-Benz conseguiu arrecadar os quatro primeiros lugares da competição, tornando-se a primeira (e última, para já) fabricante a ganhar uma prova do WRC com um carro equipado com motor V8 e foi também a primeira a fazê-lo com uma caixa automática.

A unidade que protagoniza este artigo, com o número de chassis 836, não ganhou essa corrida, terminou em segundo, e agora prepara-se para ir a leilão, em Paris (organizado pela RM Sotheby’s), no próximo dia 1 de fevereiro — sigam esta ligação para a descrição detalhada do lote.

Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 perfil
© RM Sotheby's

Ainda se veste com a decoração original

Este 450 SLC 5.0 chassis n.º 836 continua a preservar a decoração com que participou nessa prova africana e faz-se acompanhar com a matrícula original alemã e com a documentação da própria Mercedes-Benz que atesta os feitos desportivos alcançados por este exemplar, que nos últimos anos passou por vários proprietários.

LEIAM TAMBÉM: Com saudades do WRC? Este vídeo de homenagem aos Grupo B é a solução

Depois da sua primeira época de competição, acabou por ser usado como carro de treino na Argentina, pela própria equipa da Mercedes-Benz, e dois anos depois foi vendido a um entusiasta belga.

Seguiram-se mais mudanças de propriedade até que em 1990 acabou por «aterrar» na coleção onde permaneceu até agora.

Foi precisamente este último proprietário que decidiu restaurar a decoração usada no Bandama Rally de 1979, com o dorsal “4” nas portas e com os nomes de Björn Waldegård (piloto) e Hans Thorszelius (navegador) nos guarda-lamas dianteiros.

Quanto poderá custar?

Escusado será dizer que no estado em que está, este Mercedes-Benz 450 SLC 5.0 é digno de estar presente em qualquer coleção automóvel, sobretudo nas mais focadas em competição automóvel.

A NÃO PERDER: Elétricos com mais de 1000 km de autonomia? BMW não acha necessário

Mas quem o quiser levar para casa vai ter de estar preparado para pagar entre 800 000 euros e 1,1 milhões de euros. Pelo menos é essa a estimativa da leiloeira responsável pela venda.

Fonte: RM Sotheby’s

Sabe esta resposta?
Em que ano foi apresentado o Mercedes-Benz Classe C (geração W 202)?