Notícias Comprar ou alugar carro? A “Escola do Renting” ensina a fazer contas

Mercado

Comprar ou alugar carro? A “Escola do Renting” ensina a fazer contas

A LeasePlan abriu uma escola online, a Escola do Renting. Este novo site promete ajudar a esclarecer alguns mitos associados ao renting automóvel e ajuda a fazer as contas.

“O renting é apenas para as grandes empresas”, “o renting é caro”, “o renting é imprevisível”, “o renting é complexo”, “o renting é inflexível”, “o renting é arriscado” e “em renting, o carro não é meu”… Estes são 7 dos mitos associados ao renting identificados num estudo de mercado da LeasePlan Portugal.

Para que os consumidores possam tomar uma decisão mais informada, a LeasePlan lançou “A Escola do Renting”, um site que disponibiliza conteúdos didáticos e um simulador comparativo. Além de desmistificar os mitos acima, através deste site será possível saber em que situações é mais vantajoso optar pelo renting automóvel.

RELACIONADO Estes são os melhores carros de frota, segundo os clientes LeasePlan

A “Escola do Renting” disponibiliza um simulador a partir do qual é possível comparar o custo mensal da compra vs a renda mensal do renting, tendo por base pressupostos como o financiamento do veículo, os custos de utilização, os custos de imobilização, os custos de gestão e a venda do veículo usado.

O renting permite a mesma mobilidade de quem tem carro próprio, mas por um custo mensal fixo inclui todos os serviços que libertam o cliente de alguns imprevistos e preocupações: manutenção, pneus, impostos, seguro, assistência em viagem, entre outros.

Exemplo

Utilizando o simulador comparativo, onde é possível comparar o valor do contrato de renting com o valor da compra de um carro, escolhemos um “SEAT Ibiza 1.4 TDI Reference Ecom Diesel”, duração do contrato de 4 anos e 25.000 km por ano (cerca de 70 km diários). Segundo o simulador da LeasePlan, optar pelo renting em vez de um contrato de crédito automóvel ou leasing, permite-nos poupar um total de €2.332,71. Se pretendemos comprar com recurso a capitais próprios, ou seja, sem recorrer a crédito, este simulador diz-nos que o renting continua a ser melhor negócio: no final de 4 anos de utilização conseguimos poupar €1.972,76.

 

 

renting