Notícias Defender tornou-se no segundo modelo mais vendido da Jaguar Land Rover

Mercado

Defender tornou-se no segundo modelo mais vendido da Jaguar Land Rover

O Land Rover Defender ascendeu, no segundo trimestre de 2021, ao segundo lugar entre os mais vendidos do grupo Jaguar Land Rover, logo atrás do Range Rover Evoque.

Land Rover Defender 110

Quem diria? Apesar de estar longe de ser o modelo mais acessível do grupo Jaguar Land Rover, o novo Land Rover Defender foi o segundo modelo mais vendido da Jaguar Land Rover a nível mundial, no segundo trimestre (abril a junho) deste ano, com a venda de 17 194 unidades, logo atrás do mais compacto e acessível Range Rover Evoque (17 622 unidades).

A segunda geração do ícone britânico foi lançada comercialmente em 2020 e não deixa de ser inesperada a sua performance, superando até o mais compacto e acessível Land Rover Discovery Sport ou o Range Rover Sport.

Mas o sucesso comercial no último trimestre pode ser um reflexo da estratégia da Jaguar Land Rover para fazer face à crise dos semicondutores, tendo decidido dar prioridade à produção dos modelos que garantam as maiores margens.

VEJAM TAMBÉM: Um V8 e 525 cv para o Land Rover Defender mais potente de sempre

Evocar o passado

O sucesso comercial do novo e muito mais sofisticado Defender contrasta com o do Defender original, um ícone, sem dúvida, mas um veículo muito mais crude, que saiu de cena em 2016. Apesar de a sua longa carreira de 67 anos ter-se traduzido em pouco mais de dois milhões de unidades, era um modelo de nicho.

A Land Rover decidiu, nesta nova geração, replicar as definições 90 e 110 do primeiro Defender, respetivamente, para a carroçaria de três portas (Defender 90) e de cinco portas (Defender 110). De acordo com a marca, será lançado, ainda no final deste ano ou no início do próximo, o Defender 130, com sete lugares, expandido (ainda mais) o apelo ao modelo, especialmente no mercado norte-americano.

“Estou absolutamente convencido de que o Defender se tornará, por si só, uma marca forte”.

Gerry McGovern, diretor de design da Jaguar Land Rover
Land Rover Defender
O novo Defender V8 ao lado de um dos seus antecessores.

Fonte: Automotive News.