Notícias Koenigsegg Jesko Absolut. A primeira unidade de testes já está pronta

Hipercarros

Koenigsegg Jesko Absolut. A primeira unidade de testes já está pronta

O Koenigsegg Jesko Absolut continua o seu longo programa de testes. Foi revelada a primeira unidade de pré-produção.

Koenigsegg Jesko Absolut_1

Ficámos a conhecê-lo virtualmente em 2020, no cancelado Salão de Genebra desse ano, mas o Koenigsegg Jesko Absolut ainda não está pronto e continua o seu longo processo de desenvolvimento.

Desenvolvimento esse que entra agora numa nova fase, com a marca sueca a revelar imagens da primeira unidade de pré-produção com uma vistosa pintura “Graphite Grey”

Com um aspeto impactante, este será o principal carro de testes do programa de desenvolvimento do Jesko Absolut.

A NÃO PERDER: Silêncio! O três cilindros de 600 cv do Koenigsegg Gemera já se deixou ouvir

O Jesko Absolut

Desenvolvido com o objetivo de se estabelecer como o modelo mais rápido de sempre (e para sempre) da marca sueca, o Jesko Absolut tem também «na mira» o título de carro mais rápido do mundo.

Equipado com a mesma mecânica do «outro» Jesko, um 5.0 V8 twin turbo, com 1600 cv e 1500 Nm, associado a uma caixa de nove velocidades e… sete embraiagens(!) da própria Koenigsegg, o Jesko Absolut tem na aerodinâmica a sua grande aliada.

Cerca de 85 mm mais longo que o Jesko, o Absolut apresenta um coeficiente de resistência aerodinâmica (Cx) de apenas 0,278, uma superfície frontal de 1,88 m2 e abdicou da asa traseira, razão pela qual a downforce desceu dos 1400 kg do Jesko para apenas 150 kg no Absolut.

Tudo para atingir a maior velocidade máxima possível que, segundo Christian von Koenigsegg, o fundador do construtor e seu líder, é de uns teóricos 530 km/h.

Caso os alcance na prática, o Jesko Absolut destruiria o recorde de velocidade máxima atual de 455,3 km/h (média de duas passagens em direções opostas) do SSC Tuatara.

Além do Jesko Absolut e do SSC Tuatara, existe ainda o Hennessey Venom F5 como pretendente ao título de automóvel mais rápido do mundo. O objetivo é o de ultrapassar a marca das 300 mph (483 km/h) ou até atingir a barreira dos 500 km/h.

Sabe esta resposta?
Em que ano foi lançada a primeira geração do Audi A4?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Audi A4 faz 25 anos. Todas as gerações do Audi mais vendido de sempre