Notícias Agora sim, está confirmado. SSC Tuatara é o CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO

Recorde

Agora sim, está confirmado. SSC Tuatara é o CARRO MAIS RÁPIDO DO MUNDO

O SSC Tuatara destronou, sem espaço para incertezas ou controvérsias, o Koenigsegg Agera RS como o carro mais rápido do mundo!

SSC Tuatara

Todos os dados foram analisados e validados pela Racelogic. Desta vez não há espaço para a controvérsia, especulação ou incerteza. O SSC Tuatara é o carro mais rápido do mundo.

Ao fim de três tentativas, o objetivo perseguido pela SSC North America foi finalmente atingido. O SSC Tuatara conseguiu uma média entre as obrigatórias duas passagens de 455,3 km/h, ultrapassando os 446,97 km/h do Koenigsegg Agera RS obtidos em 2017.

Mas a SSC North America não quer ficar por aqui. O objetivo continua a ser ainda o de ultrapassar os 500 km/h para encerrar definitivamente a discussão — devido ao local onde ocorreu esta nova tentativa, não seria possível alcançar essa velocidade. Uma quarta corrida já está a ser planeada.

VÊ TAMBÉM: Três carros querem atingir os 500 km/h. Sabes quais são?

Take 3

Se na tentativa anterior o SCC Tuatara foi afligido por uma série de problemas que o impediram de atingir as velocidades desejadas, nesta terceira tentativa, que ocorreu a 17 de janeiro, tudo parece ter corrido bastante mais de feição.

Para este terceiro “take”, a SSC North America conseguiu ter acesso às pistas do Centro Espacial Kennedy — onde estava a base de operações do Space Shuttle —, localizado na Flórida. E por isso mesmo, as velocidades que poderiam atingir iria sempre ficar limitada pela própria extensão da pista, que é apenas de 3,7 km — a extensão útil é ainda menos, pois o carro tem de ter (muito) espaço para parar.

Mesmo tendo essas limitações de espaço, os valores de velocidade máxima atingidos pelo SSC Tuatara surpreendem. Na primeira passagem (direção norte) atingiu os 450,1 km/h, enquanto na segunda passagem (direção sul) atingiu os 460,4 km/h. Sim, 460,4 km/h após míseros 3 km percorridos… 

Como tem acontecido desde a primeira tentativa, o carro usado é a primeira unidade produzida do Tuatara — a primeira das 100 unidades a serem produzidas — e o piloto aos seus comandos é novamente Larry Caplin, que é também o dono do primeiro Tuatara produzido. Caplin está bastante entusiasmado com o potencial ainda não explorado do Tuatara:

"Pude sentir um pouco todo o poder da aceleração em sétima velocidade na última passagem. Estou excitado para regressar e ultrapassar as 300 mph (483 km/h)."

Larry Caplin, piloto e proprietário do primeiro SSC Tuatara

E agora?

Sabemos que a meta final está em ultrapassar as 300 mph, ou 483 km/h, e em direção aos 500 km/h, pois há mais pretendentes ao trono, nomeadamente o Hennessey Venom F5 e o Koenigsegg Jesko Absolut.

A SSC North America terá de regressar, muito provavelmente, à autoestrada 160 no estado do Nevada para o conseguir, a única extensão de asfalto pública suficientemente longa e direita para atingir essas velocidades. Porque não o fizeram desta vez? Tudo aponta para questões relacionadas com permissões — afinal trata-se de uma via pública.

SSC TuataraSSC Tuatara
Sabe esta resposta?
O Volvo XC40 T2 é o mais acessível da gama. Qual a potência do seu motor?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Volvo XC40 T2 (129 cv). Testámos o SUV mais acessível da marca sueca