Notícias Jeep. À conquista da Europa com os novos Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee Trackhawk

Salão de Genebra 2018

Jeep. À conquista da Europa com os novos Wrangler, Cherokee e Grand Cherokee Trackhawk

A Jeep apresenta-se em Genebra com as novas gerações Wrangler e Cherokee e, chega até nós um "monstro sobre rodas": o Grand Cherokee Trackhawk.

Jeep Grand Cherokee Trackhawk

Pela primeira vez em solo europeu, as mais recentes propostas da Jeep prometem congregar atenções naquele que é o primeiro grande salão do ano realizado no Velho Continente. Em particular, o modelo que a marca americana já apresentou como “o mais potente SUV já construído pela Jeep” — o Jeep Grand Cherokee Trackhawk.

O SUV mais potente do mundo

O Trackhawk é atualmente o SUV mais potente do mundo, mesmo que, na Europa, signifique números ligeiramente inferiores ao modelo americano: o V8 6.2 litros Supercharged debita 700 cv de potência e 868 Nm de binário.

Sempre conjugado com uma caixa automática de oito velocidades e tração integral permanente, anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos, assim como uma velocidade máxima anunciada de 289 km/h.

Prestações que, aliás, parecem imunes às quase 2,5 toneladas de peso do conjunto, assim como os travões, da Brembo, que são capazes de imobilizar o Grand Cherokee Trackhawk dos 100 km/h em apenas 37 metros.

O super SUV está equipado com suspensão adaptativa Bilstein e o já conhecido Selec-Trac com cinco modos de condução: Normal, Neve, Reboque, Sport e o promissor Track. O Jeep Grand Cherokee Trackhawk regista ainda uma distância ao solo reduzida em 25 mm, para maior eficácia dinâmica, assim como a presença de jantes de 20 polegadas, com pneus a condizer.

Jeep Grand Cherokee Trackhawk 2018
RELACIONADO: Jeep Grand Cherokee Trackhawk. O SUV mais potente de sempre

Jeep Cherokee: mais conforto e funcionalidade

Já no caso do novo Cherokee, introduz, principalmente, conforto e funcionalidade adicionais, além de uma frente totalmente nova. Com melhorias igualmente na condução — mantém  suspensões independentes à frente e atrás —, maior rigidez torcional, motores novos e atualizados, acoplados a caixa manual de seis velocidades ou automática de nove relações.

No domínio da segurança, um reforço dos sistemas presentes, a começar no Alerta Ativo de Colisão Frontal, Aviso de Transposição Involuntária da Faixa de Rodagem e Cruise Control Adaptativo Plus.

Jeep Cherokee Limited 2018

Na versão mais aventureira, Trailhawk, destaque ainda para as diferenças que passam por maior distância ao solo, a garantir melhores ângulos de ataque e de saída, a par de novas soluções tecnológicas, estas sim, partilhadas com a versão mais vocacionada para estrada. São exemplo o sistema de infoentretenimento com novos ecrãs de 7 e 8,4 polegadas, que oferece conetividade Apple CarPlay e Android Auto. Tal como o modelo americano, prevê-se um aumento da capacidade da bagageira, apesar de, por enquanto, não se saber quanto.

RELACIONADO: Novo Jeep Cherokee. Mais do que uma nova cara, novo motor e menos peso

Wrangler tipo Lego e com aptidões reforçadas

Finalmente, também presente em Genebra, estará a quarta geração Wrangler, mais leve, ainda mais capacitada para o todo-o-terreno e, futuramente, até com uma versão híbrida — resta saber se também para a Europa.

RELACIONADO: Jeep Wrangler. Nova geração mais leve, mais apta e com versão híbrida

Renovado na estética, mas mantendo as linhas icónicas que todos conhecem, o novo Wrangler aposta numa nova concepção tipo Lego, que permite retirar ou colocar facilmente elementos como as portas ou o tejadilho (rígido, de lona ou misto), ao mesmo tempo que garante mais espaço interior, devido ao aumento da distância entre eixos.

Espaço onde é também possível encontrar uma construção mais refinada e, acima de tudo, um equipamento mais evoluído, com destaque para um novo ecrã tátil, cujas dimensões podem variar entre a 7 e as 8,4”, e que garante o acesso ao sistema de info-entretenimento, já com Android Auto e Apple CarPlay.

Jeep Wrangler 2018

Uma dúvida chamada motores

Todos eles já apresentados nos EUA, com motorizações específicas para o mercado americano, a maior dúvida, quanto ao Wrangler e Cherokee europeus, reside nos motores com que ambos os modelos serão propostos no Velho Continente. Já que a maioria dos blocos disponibilizados nos Estados Unidos, dificilmente terão boa aceitação na Europa.

Teremos de aguardar pelo Salão Automóvel de Genebra, cujas portas abrem já no próximo dia 6 de março, para conhecer, não só os modelos, mas também as motorizações que farão parte da gama europeia.

Sabe esta resposta?
Quantos níveis existem actualmente na condução autónoma?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Conhece todos os níveis da condução autónoma
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Conhece todos os níveis da condução autónoma