Notícias Ford Ranger Raptor. Uma Pick-up americana em versão europeia

Apresentação

Ford Ranger Raptor. Uma Pick-up americana em versão europeia

A nova Ford Ranger Raptor é a versão «hardcore» da pick-up mais vendida na Europa. Desenvolvida pela Ford Performance ganhou um apelo ainda mais especial ao inspirar-se na F-150.

nova ford ranger raptor

A Ford confirmou hoje o lançamento da nova Ranger Raptor – a versão mais radical e de elevada performance da pick-up mais vendida na Europa – registando a estreia do novo modelo no Gamescom, um dos mais importantes eventos de videojogos a nível mundial.

Desenvolvida pela Ford Performance, a primeira Ford Ranger Raptor de sempre estará disponível para os clientes europeus em meados de 2019. A inspiração na «irmã americana» Ford F-150 Raptor é evidente.

Motor e chassis

Animada por uma versão Bi-turbo do motor Ford EcoBlue 2.0 Diesel, este motor na Ford Ranger Raptor desenvolve 213 CV e 500 Nm de binário, acoplado à nova caixa automática de 10 velocidades construída em aço de alta resistência, ligas de alumínio e materiais compósitos para otimizar a durabilidade e o peso.

nova ford ranger raptor
As suspensões receberam a assinatura da Fox Racing.

Em termos dinâmicos, a Ford Ranger Raptor recebeu um chassis desenvolvido pela Ford Performance totalmente otimizado para condução em fora de estrada a ritmos… apressados.

Podemos esquecer tudo o que pensávamos saber acerca de pick-ups. A nossa nova Ranger Raptor pertence a uma raça diferente: é um puro-sangue capaz de vencer o deserto em ritmo de corrida, e um todo-o-terreno radical para um estilo de vida activo, nas mais duras e exigentes condições de trabalho.

Leo Roeks, Diretor da Ford Performance Europa

O novo chassis exclusivo da Ranger Raptor apresenta uma construção reforçada, recorrendo a ligas leves de aço de alta resistência para resistir aos sacrifícios impostos pelos percursos todo-o-terreno estilo «baja».

Além do chassis, a suspensão da Raptor foi especialmente concebida para enfrentar os terrenos mais duros a alta velocidade, mantendo sempre total controlo e conforto. Os amortecedores FOX Racing com Position Sensitive Damping (Amortecimento Ativo) proporcionam maiores forças de amortecimento em situações extremas de condução fora de estrada e, quando necessário, um amortecimento menos firme para maior conforto.

JÁ TESTÁMOS: Ford Mustang 2.3 Ecoboost. É preciso ser perfeito?
nova ford ranger raptor
Um piscar de olhos aos mais radicais.

Estes amortecedores da FOX Racing são complementados por braços de suspensão (triângulos) em alumínio. Na traseira temos um conjunto mola/amortecedor que inclui também ligações Watt que atenuam substancialmente as oscilações laterais do eixo no seu movimento.

Sabias que...
Os engenheiros da Ford testaram exaustivamente o motor EcoBlue Bi-turbo de 2,0 litros e a transmissão automática de 10 velocidades, para comprovar a robustez e a durabilidade dos mesmo nas piores condições. Os testes incluíram manter em funcionamento contínuo, durante 200 horas, os turbos até estes atingirem o ponto de incandescência.

A travagem está a cargo de discos ventilados à frente (332 mm de diâmetro x 32 mm de espessura) com pinças de êmbolos duplos, e discos ventilados atrás (332 mm por 24 mm).

Os pneus todo-o-terreno BF Goodrich 285/70 R17 foram desenvolvidos especificamente para a Ranger Raptor. Com 838 mm de diâmetro e 285 mm de largura, possuem paredes reforçadas, preparadas para os ambientes mais hostis, bem como uma banda de rodagem agressiva e tipicamente off-road que proporciona a melhor aderência em molhado, lama, areia e neve.

Aspeto «sem vergonha»

A Ford Ranger Raptor não tem vergonha de mostrar o músculo que ganhou. Apresentando-se em Azul Ford Performance, com contrastes em Cinzento Dyno, distingue-se das restantes Ford Ranger pela nova e expressiva grelha, inspirada na primeira pick-up de alta performance produzida em série a nível mundial: a Ford F-150 Raptor.

nova ford ranger raptor
No interior encontramos bancos desportivos para maior apoio e um sistema de infotainment Ford SYNC 3 de última geração.

Continuando pela carroçaria, além de vistosos, os guarda-lamas dianteiros alargados e em material compósito, foram concebidos para suportar, e minimizar, os danos causados pela utilização fora de estrada, bem como permitir mais curso da suspensão e pneus maiores.

Os degraus laterais foram concebidos especificamente para evitar que a projecção de pedras atinjam a zona traseira da pick-up, e dispõe de pontos para drenar areia, lama e neve.

A nova Ford Ranger Raptor chega ao mercado já em 2019.

nova ford ranger raptor
A NÃO PERDER: Ford Mustang. Ícone americano já vendeu 10 milhões de unidades

Sabe esta resposta?
Quem lidera em vendas o segmento A na Europa, no primeiro semestre de 2018?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Quais são os líderes de vendas por segmento na Europa?
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Quais são os líderes de vendas por segmento na Europa?