Notícias Stellantis vai regressar à ACEA com saída de Carlos Tavares

Indústria

Stellantis vai regressar à ACEA com saída de Carlos Tavares

A Stellantis tinha saído da ACEA em 2022 e agora, pouco tempo depois da saída de Carlos Tavares, confirma recandidatura para voltar a ser membro.

DS 3, Fiat 500 e Citroën C4
© Stellantis

A Stellantis quer voltar a fazer parte da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), depois de em 2022 ter abandonado a organização.

A saída, na altura, foi justificada pelo objetivo de perseguir uma nova abordagem para os problemas e desafios da mobilidade do futuro, que incluiu também deixar de fazer lóbi de forma tradicional.

A decisão de reeingressar surge agora, pouco tempo depois de Carlos Tavares, o agora ex-diretor-executivo, ter anunciado demissão. A Stellantis confirmou a intenção de se recandidatar à ACEA em declarações feitas a 7 de dezembro.

Luca de Meo, diretor executivo da Renault, no Salão de Genebra
© Event Photos Luca de Meo, presidente da ACEA

O atual presidente da ACEA e diretor-executivo do Grupo Renault, Luca de Meo, já veio demonstrar a sua satisfação com a decisão da Stellantis: “Tendo em conta a crise de competitividade sem precedentes da Europa, e a necessidade coletiva de dominar os desafios da transformação verde, é mais importante do que nunca que estejamos todos unidos.”

A ACEA, formada em 1991, defende os interesses comuns dos fabricantes automóveis europeus. Tem entre os seus membros o Grupo Volkswagen, o Grupo Renault, assim como a Toyota e a Hyundai.

Tavares tem sido bastante vocal relativamente ao posicionamento do lóbi automóvel, mostrando-se ser contra algumas medidas defendidas pela ACEA, como o adiamento das metas de redução das emissões de CO2 (dióxido de carbono), previstas para 2025.

Em setembro, a ACEA pediu à União Europeia (UE) que usasse regulação de emergência para atrasar em dois anos a implementação das metas das emissões 2025, ao mesmo tempo que pediu que a avaliação das metas para 2035 acontecesse já no próximo ano e não em 2026.

Mudança de estratégia?

A reentrada na ACEA poderá significar uma mudança de estratégia da Stellantis relativamente à eletrificação.

A Stellantis é o segundo maior construtor automóvel europeu, estando apenas atrás do Grupo Volkswagen. Contudo, este ano não tem sido fácil para o fabricante, que tem mostrado resultados bastante aquém das expectativas.

Nos últimos 10 meses, na UE, as vendas da Stellantis decresceram 6,9% (1 506 185 unidades vendidas), com todas as marcas do Grupo a registarem um crescimento negativo, à exceção da Jeep, com um crescimento muito ligeiro de 0,3%, segundo dados da ACEA.

O Grupo Volkswagen por sua vez, apesar de todas as dificuldades, tem conseguido manter-se à tona, com um crescimento de 2,9% (2 361 481 unidades vendidas) entre janeiro e outubro deste ano.

Fonte: Reuters

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Peugeot 106 Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Este é o Peugeot 106 Electric, o antepassado do e-208