Notícias Já há «bots» na Volkswagen Autoeuropa, mas qual a sua missão?

Indústria

Já há «bots» na Volkswagen Autoeuropa, mas qual a sua missão?

Criados na própria Volkswagen Autoeuropa, estes «bots» vieram permitir uma otimização dos processos de trabalho.

Volkswagen Autoeuropa
© Volkswagen

Capazes de simular ações humanas e dotados de alguma inteligência artificial com capacidade de interagir com diferentes aplicações, os «bots» são, cada vez mais, uma realidade na indústria automóvel e a fábrica da Volkswagen Autoeuropa é a prova disso mesmo.

Recentemente a fábrica de Palmela lançou 12 «bots» com um objetivo muito simples: facilitar a carga de trabalho às equipas que, diariamente, executam atividades repetitivas, de grande volume ou muito morosas.

Desenvolvidos na Autoeuropa por uma equipa que integra representantes de todas as áreas da fábrica, estes «bots» permitem não só desburocratizar e automatizar tarefas rotineiras e repetitivas, como otimizar processos de trabalho, estando presentes em diversas áreas daquela unidade fabril.

A NÃO PERDER: Rolls-Royce cria micro robôs para fazer a verificação interna dos motores
Linha de produção do Volkswagen T-Roc na Autoeuropa

Onde estão a «trabalhar»

Depois de uma fase preliminar na qual foram identificados processos de trabalho não relacionados com a produção dos veículos que pudessem ser alvo de automatização, a equipa responsável pela criação destes automatismos concluiu que estes «bots» podiam ser implementados em três áreas da Autoeuropa.

Seis deles «trabalham» na área das finanças, cinco na área das prensas e um está ativo na área da engenharia industrial.

Entre as suas funções contam-se a recolha de certificados de qualidade nas páginas dos fabricantes, a leitura e armazenamento de anexos segundo a sua natureza, a validação de faturas e de números de contribuinte em transações intercomunitárias e ainda a recolha automática de relatórios de produção e respetiva atualização nos sistemas de qualidade da fábrica.

Acerca da implementação destes «bots», Jorge Paulino, especialista de tecnologias de informação, afirmou: “continuamos a receber ideias para desenvolver novas soluções para as áreas e já se encontram novos «bots» em desenvolvimento. Estão a ser criados projetos nas áreas da logística, qualidade e engenharia industrial”.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Volkswagen Lupo GTi?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Volkswagen Lupo GTI, genuíno “pocket rocket”