Notícias Motores respiram de alívio. Euro 7 mais leve aprovada pelo Parlamento Europeu

Euro 7

Motores respiram de alívio. Euro 7 mais leve aprovada pelo Parlamento Europeu

Depois do Conselho Europeu foi agora a vez do Parlamento Europeu aprovar uma Euro 7 «suavizada». Texto final deverá chegar no início de 2024.

Escapes Akrapovik do Volkswagen Golf R
© Volkswagen

Na última quinta-feira, 9 de novembro, o Parlamento Europeu aprovou uma versão da norma de emissões Euro 7 «mais leve», depois de o Conselho Europeu ter feito o mesmo há um par de meses.

Agora, tanto o Conselho Europeu como o Parlamento Europeu vão entrar em conversações com a Comissão Europeia para limar as últimas arestas à norma e redigir o documento final. Este poderá ser conhecido tão cedo como o início de 2024.

Considerando todas as contestações à proposta original — fossem pelos representantes da indústria, fossem por países como a Itália ou a Alemanha —, e os atrasos consequentes na tomada de decisões, a Euro 7 vai entrar mais tarde que o previsto.

Originalmente, a norma Euro 7 era para entrar em vigor em julho de 2025; agora prevê-se que seja introduzida algures em 2026 (e em 2027 para os veículos pesados), se não mais tarde.

Euro 7 igual à Euro 6

A Euro 7 suavizada, que foi agora aprovada pelo Parlamento Europeu, mantém os limites de emissões de poluentes da (já de si exigente) Euro 6 para os veículos ligeiros. Entre esses poluentes temos os óxidos de azoto (NOx), monóxido de carbono (CO) e partículas, que são os mais prejudiciais à saúde humana. O mais popular dióxido de carbono (CO2) não entra nestas contas.

Os veículos pesados (mercadorias e passageiros) também foram beneficiados por esta Euro 7 aligeirada. Na proposta original os limites impostos às emissões de gases poluentes teriam de ser idênticos para ligeiros e pesados, e para motores gasolina e Diesel. Agora já não será assim.

Os limites para os pesados vão ser endurecidos com a nova norma, mas ainda assim serão mais leves que os propostos originalmente.

Futuro dos camiões? Hidrogénio é o futuro? Bosch diz sim e investe milhares de milhões de euros

Pneus, travões e baterias

Se vai ficar (praticamente) tudo igual, porquê mudar? A verdade é que a Euro 7 vai mais além do que apenas as emissões de gases de escape. Pela primeira vez — no mundo —, vão existir regras para as emissões dos pneus e travões, assim como para a durabilidade das baterias dos veículos elétricos.

Toyota GR86 jantes dianteiras
© Thom V. Esveld / Razão Automóvel Pela primeira vez as emissões que são consequência do desgaste dos pneus vão ser reguladas

No caso dos pneus as emissões de microplásticos vão ser reguladas, enquanto nos travões serão reguladas as emissões de partículas. Ou seja, estas novas regras vão afetar de igual forma os veículos a combustão e os veículos elétricos.

E os veículos elétricos em si também serão afetados pela introdução da Euro 7 no que toca à durabilidade das baterias (por exemplo, ao fim de cinco anos ou 100 000 km, a bateria terá de manter, no mínimo, 80% da sua capacidade inicial). O objetivo é o de incrementar a confiança do consumidor neste tipo de veículos.

Resta agora aguardar pela publicação do documento final no início de 2024 para detalhar tudo o que a Euro 7 vai implicar para o futuro do automóvel.