Notícias Hyundai i30 N com os 320 cv do Civic Type R? Já é possível

Tuning

Hyundai i30 N com os 320 cv do Civic Type R? Já é possível

Com uma máquina tão completa e competente, seria apenas uma questão de tempo até o Hyundai i30 N receber a atenção dos preparadores.

Hyundai i30 N racechip

Com o i30 N, a Hyundai não quis conceber um papa-recordes ou dominar a concorrência com excesso de cavalos — como a marca diz, é sobre “mais bpm do que rpm“, ou seja, é sobre mais batimentos por minuto do que rotações por minuto. Mas há quem queira sempre mais…

E é mais aquilo que a Racechip disponibiliza, como podemos ver no “seu” Hyundai i30 N. Os 275 cv de série são elevados para uns promissores 320 cv, coincidência — ou não —, ao ser precisamente o mesmo número de cavalos do Honda Civic Type R, o atual rei dos hot hatch FWD, que é como quem diz, um tudo à frente.

Graças à sua própria ECU (centralina), a Racechip conseguiu adicionar 38 cv ao motor do i30 N, atingindo os 313 cv. Os restantes 7 cv em falta são consequência da adição de um downpipe da HJS.

RELACIONADO: Teste ao Hyundai i30 N. É tão bom como dizem?
Hyundai i30 N Racechip

Se o aumento de potência é significativo, o que dizer do binário? De série, o Hyundai i30 N tem uns generosos 353 Nm (378 Nm com overboost), mas após a intervenção da Racechip, sobe para uns impressionantes 524 Nm, abafando os 400 Nm do Type R. Como seria de esperar, as prestações saem beneficiadas, com a Racechip a anunciar 14,4s na aceleração entre os 100-200 km/h, contra os 15,3s de série — quando equipado com a ECU e downpipe.

Além do motor, a unidade apresentada pela Racechip traz outros melhoramentos, nomeadamente as jantes da OZ Racing, envoltas em Michelin Pilot Sport 4S; novas barras estabilizadoras da Eibach; e novas molas mais curtas.

Subscreve o nosso canal de Youtube.

De acordo com o site da Racechip, o custo da sua ECU GTS Black é de 699 euros — não inclui o downpipe, logo, o i30 N “fica-se” pelos 313 cv.

O poder corrompe, segundo se diz. Será que o elogiado equilíbrio do Hyundai i30 N sofreu com o aumento de cavalos e, sobretudo, com tanto mais binário? Só existe mesmo uma forma de saber…

Hyundai i30 N Racechip
Sabe esta resposta?
Qual a autonomia máxima do Hyundai Kauai Electric?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Testámos o Hyundai Kauai Electric. Carga máxima!