Notícias Este Honda Civic tem apenas 12 km e esconde um «segredo» muito especial

Raridade

Este Honda Civic tem apenas 12 km e esconde um «segredo» muito especial

Um modelo com mais de 30 anos e um visual idêntico a novo já é algo raro. Mas este Honda Civic eleva a fasquia para o patamar de unicórnio.

Honda Civic DX VIN001 - autocolantes na janela
© HondaPro Jason / YouTube

Parece apenas um Honda Civic como tantos outros, mas este tem algumas características que o tornam único. E muito provavelmente, o mais bem-preservado do planeta.

Este Honda Civic é uma descoberta que chega até nós através do canal de YouTube de HondaPro Jason. É um (enorme) entusiasta da marca de Soichiro Honda, que viajou propositadamente de Chicago até Ontário, no Canadá, para conhecer de perto este verdadeiro «unicórnio».

Trata-se de um Honda Civic DX (EG) de três portas e com a carroçaria pintada em vermelho Milano. O odómetro mostra apenas 12 km percorridos, mas o mais especial é que esta é a unidade com número de chassis (VIN) 001.

O nível de equipamento DX representava a base da oferta no mercado do Canadá, mas para os Estados Unidos ainda havia um Honda Civic CX, menos equipado. As diferenças resumem-se à direção assistida, ao limpa-vidros traseiros e aos acabamentos das portas.

Além disso, através do vídeo, podemos ver que o facto de se tratar de uma versão base, significa que não há ar condicionado, nem rádio, nem mesmo vidros elétricos. Ou seja, é a opção mais simples do Honda Civic que se poderia adquirir (no Canadá) em 1992, o ano que foi construído.

Nesta unidade, todos os componentes ainda são os mesmos de origem, incluindo os pneus. Apenas o óleo foi substituído, mas com o cuidado de manter o parafuso da zona inferior do motor na mesma posição, e foi efetuado um detalhe, para o conservar da melhor forma possível.

Honda ASIMO
Especial Honda

10 factos sobre a Honda que tu (eventualmente) desconheces

A Honda não é apenas uma marca de automóveis, é muito mais do que isso. É uma afirmação de valores de sustentabilidade, preocupação com a sociedade e capacidade para sonhar. Neste artigo ficamos a perceber porquê.

Honda

Construído ao pé de casa

Este Civic da geração EG foi construído em 1992 na fábrica da Honda na América do Norte, em Alliston, Ontario, no Canadá. Curiosamente, a uma distância relativamente curta do local onde reside atualmente.

O seu atual proprietário é Dylan Sharpe, outro entusiasta da marca nipónica, que, para já, não tem grandes planos para este Honda Civic tão especial. No entanto, segundo Sharpe, pela oferta certa, até o poderia vender. Mesmo sabendo que nunca o teria de volta.

Sabe esta resposta?
Em que ano a Honda apresentou uma versão Type R do seu Accord?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R