Notícias Novo Honda Civic chega em 2022 e só terá versões híbridas

Revelação

Novo Honda Civic chega em 2022 e só terá versões híbridas

A Honda mostrou as primeiras imagens da nova geração do Civic, que chega à Europa no outono de 2022.

Honda-Civic-Hatchback

Dois meses depois de ter apresentado a 11ª geração do Civic em formato sedã nos Estados Unidos da América (EUA), a Honda acaba de mostrar as primeiras imagens do novo Civic que vem para a Europa, no tradicional formato de cinco portas.

Esta revelação acontece no mesmo dia em que a marca nipónica apresentou nos EUA e no Japão a versão hatchback do Civic, que esteticamente será em tudo semelhante ao “nosso” Civic.

Desde o seu lançamento, em 1972, o Civic já vendeu mais de 27 milhões de unidades em 170 países diferentes. Agora, para a sua 11ª incursão, o objetivo é dar continuidade a esta história de sucesso.

A NÃO PERDER: Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido
Honda-Civic-Hatchback

Imagem mais sóbria

Do ponto de vista estético, e como seria de esperar, a versão hatchback do Civic não se distingue muito do sedã que já conhecemos desde abril. As diferenças que existem estão “confinadas” à secção traseira, fruto da silhueta de dois volumes.

A NÃO PERDER: Honda Civic Mugen RR. Derradeiro “hot sedan” à venda por mais de 100 mil euros

Atrás, salta à vista o grande portão traseiro, ligeiramente mais largo que o da geração anterior do modelo, e as novas óticas que surgem “ligadas” através de uma faixa — muito fina — horizontal.

Honda-Civic-Hatchback

Na dianteira, quase nada de novo em relação ao que já tínhamos visto no Civic sedã. A única diferença está relacionada com a grelha dianteira, que conta com um acabamento preto e com um padrão hexagonal.

A palavra de ordem para o design deste novo Honda Civic parece ter sido simplificar. E o resultado é um modelo menos agressivo e com linhas mais horizontais. E se isso é verdade para o exterior, também o é para o habitáculo, que apresenta um desenho mais sóbrio.

Interior mais elegante

Também aqui as linhas horizontais se fazem sentir, com o desenho do tabliê a ser apenas interrompido pelo painel de instrumentos digital com 10,2” e pelo ecrã central do sistema de infoentretenimento, que pode ter até 9”.

Ainda assim, importa lembrar que as únicas imagens que existem do interior são do Civic hatchback que será vendido nos EUA, pelo que a versão europeia ainda pode sofrer algumas alterações.

LEIAM TAMBÉM: Este Honda S2000 tem apenas 59 km e pode ser o mais caro de sempre
Honda-Civic-Hatchback
Apple CarPlay e Android Auto disponíveis de série sem fios.

No geral, esta parece ser uma solução visual que fica a meio caminho entre a 10ª geração do Civic e as mais recentes propostas da marca, como o Jazz ou o Honda e.

Se nesses modelos a digitalização ditou quase tudo, aqui, a Honda preferiu ser menos arrojada e preservou alguns comandos físicos. Os botões da climatização são exemplo disso mesmo.

Ainda assim, é notória uma preocupação redobrada na escolha dos materiais e na forma como estão montados. Isso é visível na solução encontrada para “esconder” as saídas de ventilação, que surgem atrás de uma grelha com um padrão “favo de colmeia”.

Honda-Civic-Hatchback

Só motorizações híbridas

Para o mercado norte-americano o novo Civic hatchback vai herdar as motorizações da 10ª geração. Falamos de um motor de quatro cilindros em linha atmosférico com 160 cv e de um bloco de quatro cilindros em linha turbo, com 1,5 l, que produz 182 cv (mais 6 cv do que antes).

A NÃO PERDER: Honda. O adeus aos motores de combustão acontece em 2040

Mas na Europa a história é bem diferente. Por aqui, o novo Civic estará disponível exclusivamente com motorizações híbridas, tal como já tinha acontecido com o Jazz e com o HR-V.

Honda-Civic-Hatchback
Novo Honda Civic Hatchback na sua especificação para os EUA.

A Honda ainda não revelou valores de potência, mas confirmou que o Civic vai equipar o já conhecido sistema motriz e:HEV, que combina um motor a gasolina de 1,5 litros com um motor elétrico, um gerador elétrico e uma pequena bateria de iões de lítio.

Graças a isto, este Civic, que será um híbrido não recarregável, vai funcionar em três modos distintos: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (motor a gasolina carrega o gerador elétrico) e Engine Drive (motor a gasolina é usado para mover as rodas através de uma caixa de uma só velocidade).

LEIAM TAMBÉM: Novo Honda HR-V chega no final de 2021 apenas como híbrido
Honda-Civic-Hatchback
Novo Honda Civic Hatchback na sua especificação para os EUA.

Como seria de esperar, as ligações ao solo também foram melhoradas. O chassis mantém o esquema MacPherson à frente e multilink atrás, mas a suspensão foi revista de forma a reduzir as vibrações e a aumentar a estabilidade em reta, com a Honda a prometer uma experiência de condução ainda melhor que a do atual, que continua a ser uma das melhores propostas do segmento.

Quando chega?

A Honda ainda não revelou a data em que vai apresentar por completo a nova geração do Civic para a Europa — onde ficaremos a conhecer todas as especificações — mas já fez saber que a chegada às estradas do velho continente só vai acontecer no outono de 2022.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do Honda Accord Type R?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Glórias do Passado. Honda Accord Type R, o mais “adulto” dos Type R