Notícias Hartge Compact V8 4.7. O Série 3 Compact mais radical de sempre?

Leilão

Hartge Compact V8 4.7. O Série 3 Compact mais radical de sempre?

Com um enorme V8 debaixo do capot, o Hartge Compact V8 4.7 é, provavelmente, o mais radical (e apelativo) dos BMW Série 3 Compact.

Hartge Compact V8 4.7
RM Sotheby's

Depois de te termos falado de acerca do Hartge F1, um Mercedes-Benz 300 E com motor e transmissão da BMW que vai ser leiloado, hoje trazemos-te o Hartge Compact V8 4.7, um BMW Série 3 Compact que procura novo dono no mesmo leilão.

Nascido em 1999, este BMW Série 3 Compact muito especial é, ao que parece, um de apenas dois exemplares preparados pela Hartge e conta com 37 500 km percorridos ao longo de 21 anos.

VÊ TAMBÉM: Testámos o BMW 420d Gran Coupé. Ainda é uma alternativa ao Série 3?

Os números do Hartge Compact V8 4.7

Desenvolvido com base no não muito desejado BMW Série 3 Compact, o antecessor “ancestral” do Série 1, o Hartge Compact V8 4.7 conta com um motor V8 atmosférico, o M62B44 da BMW.

Não deixando os seus créditos por mãos alheias, a Hartge elevou a cilindrada do V8 dos 4.4 l para os 4.7 l , como reflexos na potência e binário que só podiam… subir. O V8 naturalmente aspirado debita 350 cv e 500 Nm de binário máximo que são enviados às rodas traseiras.

Hartge Compact V8 4.7
RM Sotheby's

Nada de caixas automáticas; este Compact sob o efeito de esteróides, tem a transmissão a cargo de uma caixa manual de seis velocidades EVO usada pelo contemporâneo BMW M3.

Um colosso mecânico que permite ao Hartge Compact V8 4.7 cumprir os 0 aos 100 km/h em menos de 5s e atingir os 270 km/h — já não os fazem como antes…

VÊ TAMBÉM: O Mazda RX-7 faz 40 anos e ainda ansiamos pelo seu regresso

As outras transformações

Para colocar todo o seu poderio no asfalto, este BMW Série 3 Compact recebeu uma suspensão ajustável da Bilstein, e um eixo traseiro feito à medida pela Hartge. Recebeu ainda uma panela de escape também ela específica.

Hartge Compact V8 4.7
RM Sotheby's

Visualmente, o Hartge Compact V8 4.7 recebeu um (discreto) kit estético, apenas o necessário para acomodar as rodas de maiores dimensões — é mais largo que o Série 3 Compact “de série”.  Recebeu também logótipos específicos, e no interior encontramos bancos Recaro, e da própria Hartge, um computador de bordo e um painel de instrumentos.

VÊ TAMBÉM: BMW 767 iL “Goldfisch”. O derradeiro Série 7 com um colossal V16

Originalmente vendido por 146 mil DM (marcos alemães), o equivalente a cerca de 75 mil euros — uma soma considerável na altura… e agora —, este Hartge Compact V8 4.7 vai ser leiloado pela RM Sotheby’s entre 24 e 27 de junho e não tem preço base de licitação.

VÊ TAMBÉM: BMW i8 diz adeus e junta-se aos outros desportivos históricos da marca

A equipa da Razão Automóvel continuará online, 24 horas por dia, durante o surto de COVID-19. Segue as recomendações da Direção-Geral de Saúde, evita deslocações desnecessárias. Juntos vamos conseguir ultrapassar esta fase difícil.

Sabe esta resposta?
Qual era a potência do BMW 333i (E30)?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

BMW 333i (E30). O «primo do M3» que pouca gente conhece