Notícias Que automóveis posso comprar com uma única Bitcoin?

Guia de Compra

Que automóveis posso comprar com uma única Bitcoin?

Há uns anos, quem diria que poderíamos comprar um automóvel com uma única moeda? Claro que a Bitcoin não é uma moeda qualquer.

Kia EV6 mais símbolo da Bitcoin
© Razão Automóvel

As criptomoedas continuam a despertar o interesse de muitos investidores, mais ainda quando a Bitcoin, a mais conhecida — e valiosa — está a valorizar consideravelmente nos últimos dias.

O seu valor mais elevado foi registado em novembro de 2001, quando cada Bitcoin valia 64 400 dólares, cerca de 59 440 euros na taxa de câmbio atual.

Agora registou novamente uma subida rápida e significativa: à data de publicação deste artigo o valor unitário está prestes a chegar aos 57 700 euros.

Volkswagen Golf 2024 - GTI 3/4 de frente
© Volkswagen Volkswagen Golf GTI 2024.

Com estes números, ficámos curiosos… Afinal que carros novos podemos comprar com uma única bitcoin? Ou seja, com um «teto» máximo de 60 mil euros, que carro podemos trazer para casa?

Começando pelos desportivos — sempre os mais coloridos e interessantes —, temos alguns hot hatch como o Volkswagen Golf GTI, que começa nos 51 600 euros.

O Golf GTI fica confortavelmente abaixo do preço — não deve ser fácil receber troco de uma Bitcoin —, mas dá margem para escolher outras jantes, uma cor mais especial e alguns extras e, rapidamente, chegamos aos 60 mil euros. Ou então optar por um Golf GTI Clubsport, por pouco mais de 61 mil euros.

Se quiser esperar mais algum tempo, o Golf recebeu recentemente uma renovação e deve estar quase a chegar. No caso do GTI, até ganhou 20 cv.

Em alternativa, podemos optar por um Renault Mégane R.S. Ultime (56 200 euros) — a versão de despedida —, ou um Ford Focus ST X com o obrigatório Track Pack (também 56 200 euros).

Em modo família

Se procura algo com responsabilidades mais familiares, há muito por onde escolher com a sua Bitcoin. Do lado das carrinhas há três propostas alemãs muito parecidas: uma Audi A4 Avant 35 TDI S line (57 435 euros), a gasóleo; uma BMW 330e Touring (58 500 euros) que é híbrido plug-in; ou uma Mercedes-Benz C 200 Station, a gasolina, e com um visual AMG por 59 200 euros.

Alfa Romeo Tonale
© Razão Automóvel

No mundo dos SUV, o Opel Grandland GSe (59 927 euros) fica mesmo em cima da fasquia, tal como a versão híbrida do Kia Sorento (57 950 euros). Ainda podemos sugerir um Alfa Romeo Tonale Q4, com 280 cv, mas esta versão já fica um pouco acima dos 60 mil euros.

Ligado à tomada

Nesta fase do campeonato, é inevitável não falar em carros elétricos, começando, por exemplo, pelo automóvel mais vendido do mundo: o Tesla Model Y. Na sua versão Performance fica por «apenas» 56 mil euros.

Em alternativa, praticamente pelo mesmo valor, é possível optar por um Hyundai IONIQ 5 com o nível de equipamento Vanguard (56 340 euros) ou por um Kia EV6 na sua versão GT-Line (57 600 euros).

Se estiver mesmo numa de automóveis elétricos, o nível de equipamento médio do Toyota bZ4X (56 190 euros) também se consegue comprar com uma Bitcoin, tal como um Polestar 2 Long Range Dual Motor (59 900 euros) ou um Ford Mustang Mach-E (56 098 euros).

Alternativas

Não está interessado em carros novos? Que tal um clássico por apenas uma Bitcoin? Demos um salto à página do Piscapisca.pt e descobrimos por lá duas propostas que não podiam ser mais diferentes, mas de igual modo interessantes: um Ford Mustang de 1965 e um Mercedes-Benz SL 280 de 1982.

Levando este exercício noutra direção, se tiver uma Bitcoin a mais no «bolso», porque não espalhar a diversão por uma mão cheia de familiares ou amigos? Opte por meia dúzia de Citroën AMI na sua versão mais recheada, e dá um total 55 740 euros. É uma escolha diferente, mas pode ser muito mais divertida.