Notícias Greve dos estivadores cancela e atrasa carregamentos do Volkswagen T-Roc

Indústria

Greve dos estivadores cancela e atrasa carregamentos do Volkswagen T-Roc

Depois de vários dias de espera, embarcaram ontem os primeiros carros da Volkswagen no porto de Setúbal desde 5 de novembro. No entanto ainda não foi suficiente.

Volkswagen T-Roc

Desde 5 de novembro que o porto de Setúbal está nas notícias. A greve dos estivadores tem afetado a atividade normal do porto e até a Autoeuropa se viu afetada pelo protesto.

Depois de ter visto milhares dos seus modelos acumularem-se no porto de Setúbal sem que pudessem ser carregados para os navios — sete carregamentos foram cancelados desde o início da greve —, só ontem por volta das 11 horas da manhã, a Volkswagen viu os seus modelos começarem a ser embarcados.

De acordo com declarações da Autoeuropa isto só foi possível graças a um conjunto de garantias dadas pelo governo e pelos operadores do porto de Setúbal. A decisão de embarcar os carros em Setúbal e não noutro porto qualquer deveu-se, de acordo com a Autoeuropa, ao facto de mais nenhuma rota ser capaz de lidar com o volume de produção da fábrica de Palmela, que produz 880 unidades por dia dos Volkswagen T-Roc, Sharan e SEAT Alhambra, segundo a Automotive News Europe.

VÊ TAMBÉM: Volkswagen up! GTI chega a Portugal e já tem preço

Carregamento causou tensão

No entanto, a solução encontrada para assegurar o carregamento dos modelos fabricados em Palmela não só não foi do agrado do sindicato dos estivadores como motivou momentos de tensão. É que quando o autocarro que trazia trabalhadores substitutos para fazer o carregamento dos carros chegou, os grevistas tentaram impedir a sua entrada no porto, sentando-se à sua frente obrigando a que a PSP tivesse de os retirar um por um.

De acordo com o sindicato, os 30 funcionários que asseguraram o carregamento dos cerca de 2000 carros que estavam no porto de Setúbal foram contratados pela Autoeuropa, no entanto a Volkswagen recusou-se a comentar o assunto. Apesar de tudo o carregamento deu-se a um ritmo lento, sendo que os trabalhos de carregamento deverão continuar esta sexta-feira.

RELACIONADO: Efeito T-Roc. Produção automóvel em Portugal cresce 22,7% em 2017

Fontes: Automotive News Europe e Público

Sabe esta resposta?
Qual é a potência do Volkwagen T-Roc 1.0 TSI?
Oops, não acertou!

Pode encontrar a resposta aqui:

Primeiras impressões do Volkswagen T-Roc.
Parabéns, acertou!
Vai para a próxima pergunta

ou lê o artigo sobre este tema:

Primeiras impressões do Volkswagen T-Roc.